Pages

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TRINCA: "O Mordomo da Casa Branca", "Depois de Lúcia" e "A Melhor Oferta"

O MORDOMO DA CASA BRANCA
(The Butler-EUA)
Ano: 2013 - Dirigido por: Lee Danisl
Elenco:  Forest Whitaker, Alan Rickman, Oprah Winfrey

NOTA: «««««

Sinopse: Eugene (Forest Whitaker) cresce e passa a trabalhar em um hotel ao deixar a fazenda onde cresceu. Sua vida dá uma grande guinada quando tem a oportunidade de trabalhar na Casa Branca, servindo o presidente do país, políticos e convidados que vão ao local. Entretanto, as exigências do trabalho causam problemas com Gloria (Oprah Winfrey), a esposa de Eugene, e também com seu filho Louis (David Oyelowo), que não aceita a passividade do pai diante dos maus tratos recebidos pelos negros nos Estados Unidos.


Vi muitos aqui no Brasil criticando negativamente “O Mordomo da Casa Branca” dizendo ser uma propaganda barata ao presidente Barack Obama, um melodrama cafona que retrata a vida de Cecil Gaines da maneira mais maniqueísta possível. Não discordo, mas também não considero motivos para colocar o filme no fundo do poço. É dirigido por um diretor negro e este se utiliza do recurso cinematográfico para divulgar sua visão, se concordamos ou não isso parte de cada um. 

Não é um grande filme, nada maravilhoso ou surpreendente, a desenvoltura é aquela bem novelesca e tudo é muito previsível, no entanto, o diretor Lee Daniels ("Preciosa") cria um filme que consegue nos fazer se interessar pelos seus personagens. Não apenas focando na vida do mordomo e os seus anos na Casa Branca, Daniels também faz questão de explorar a luta dos negros contra o preconceito e um lugar ao sol dentro da sociedade norte-americana, até hoje, uma das mais racistas do mundo. 

O elenco de apoio conta com nomes de destaque como Robin Williams, Alan Rickman, Cuba Gooding Jr., John Cusack, Jane Fonda, James Marsden, e outros. Bom!

DEPOIS DE LÚCIA
(Después de Lucia-MÉXICO, FRANÇA)
Ano: 2012 - Dirigido por: Michel Franco
Elenco: Tessa La, Gonzalo Vega Jr, Tamara Yazbek

NOTA: «««««

Sinopse: Quando a esposa de Roberto morre, a relação dele com sua filha Alejandra, de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.



Depois de Lucia” não possui aquela estupenda produção com fotografia sofisticada e etc, mas é um filme cuja história é muito bem contada. O filme não opta por entrar em discussões acerca do bullying, apenas mostra os acontecimentos para o público deixando que falem por si só. O resultado final é um trabalho eficiente, ainda que inicialmente arrastado, mas com o tempo vai ganhando força trazendo uma realidade presente na vida de muitos, e que na grande maioria das vezes a vítima escolhe esconder. 

Dirigido por Michel Franco (“Daniel e Ana”), “Depois de Lúcia” merece nossa atenção!

A MELHOR OFERTA
(La Migliore Offerta, The Best Offer-ITÁLIA, EUA)
Ano: 2013 - Dirigido por: Giuseppe Tornetore
Elenco: Geoffrey Rush, Jim Sturgess, Donald Sutherland

NOTA: «««««

Sinopse: O filme narra a história de um excêntrico especialista em artes, interpretado por Geoffrey Rush (O Discurso do Rei), que é convidado por uma misteriosa mulher para avaliar uma peça valiosa, iniciando uma jornada que mudará a sua vida para sempre.



Esta aí um filme que me surpreendeu! Inicialmente lento e pouco intrigante, “A Melhor Oferta” de Giuseppe Tornetore ("Cinema Paradiso") se mostra um envolvente suspense ao longo de suas mais de duas horas. Tornetore explora a fundo aquela motivação do protagonista, que sai aos poucos da sua zona de conforto, para depois puxar o tapete do público rumo a um final surpreendente. Um filme que vai crescendo, possui um excelente ator como protagonista (Geoffrey Rush) e um diretor que não perde a mão. Recomendado!

Comentários por Matheus C. Vilela