Se são os melhores do ano eu não sei, mas sei que foram filmes que falaram comigo, me empolgaram, emocionaram e tiveram o seu espaço conquistado no meu coração. Qual o seu Top20?
Obs: A LISTA ESTÁ EM ORDEM ALFABÉTICA
Obs: A LISTA ESTÁ EM ORDEM ALFABÉTICA
01. AMOR
O que fazer diante de algo que não esperávamos? Como seguir a vida ao lado de quem se ama, mas esta pessoa se encontra em um estado terminal que não se lembra de nada? São questões delicadas tratadas com cuidado, mas não menos impacto pelo diretor Michael Haneke. A atuação de Emmanuelle Riva é sublime e deveria ter sido a grande vencedora do Oscar de Melhor Atriz ano passado.
Leia a crítica completa AQUI!
Leia a crítica completa AQUI!
02. ANTES DA MEIA NOITE
“Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr do Sol” talvez sejam os dois filmes mais humanos e críveis sobre relacionamento que Hollywood já fez. Sem maniqueísmos ou aquele ar de “felizes para sempre” tido em grande parte das comédias românticas, a série desenvolvida pelo diretor Richard Linklater é um retrato verdadeiro da nossa vida. E para encerrar o arco dramático iniciado em 1995 com o primeiro filme temos este “Antes da Meia Noite”, que encerra a história de maneira nada menos que soberba.
Leia a crítica completa AQUI!
Leia a crítica completa AQUI!
03. AZUL É A COR MAIS QUENTE
“Azul É A Cor Mais Quente” não é um filme sobre lesbianismo. Não entra em discussões sobre o assunto e passa longe de ter essa intenção. O filme é um romance básico entre duas pessoas, um filme sobre vida a dois, casamento. A única diferença do que estamos acostumados a assistir é que ao invés de termos um homem e uma mulher, o que temos é um relacionamento entre duas mulheres. A atriz Adèle Exarchopoulos é um estrondo e infelizmente foi esnobada no Oscar deste ano.
Leia a crítica completa AQUI!
04. A CAÇA
Um professor do ensino fundamental é acusado de pedofilia injustamente por uma de suas alunas, você sabe que não aconteceu, o filme não esconde isso, mas o personagem é rejeitado e repelido por todos depois disso. Esse drama/suspense dinamarquês é o tipo de filme que te deixa com o coração na mão, que te faz querer justiça e defender com todas as forças o protagonista. Uma experiência singular e extasiante que merece ser vista.
Leia a crítica completa AQUI!
05.CAPITÃO PHILLIPS
Tom Hanks é um ótimo ator, mas desde “Náufrago”, lançado em 2002, não vinha mostrando nada que fizesse jus ao seu talento. Até que o diretor Paul Greengrass o coloca como prisioneiro de piratas somalis nessa história real de sobrevivência contada com maestria e ritmo por Greengrass. Um filmaço que merece nossa atenção e Hanks merece mais do que nunca todo o reconhecimento pelo trabalho.
Leia a crítica completa AQUI!
Leia a crítica completa AQUI!
06. DJANGO LIVRE
Se Tarantino revigorou a Segunda Guerra Mundial com o excelente “Bastardos Inglórios”, agora é a vez do gênero “western” ganhar a mesma atenção. E nas mãos de Tarantino a experiência não pode ser menos que extasiante!
Leia a crítica completa AQUI!
07. ERNEST E CÉLESTINE
Animação francesa excepcional que fala de racismo e preconceito a partir de simbologias como uma sociedade formada por ursos e ratos. Inspirado nas criações da ilustradora belga Gabrielle Vincent, “Ernest e Célestine” é uma experiência única que merece ser vista.
Leia a crítica completa AQUI!
08. FROZEN - UMA AVENTURA CONGELANTE
“Frozen” é a Disney sendo o melhor de Disney, mas com a pegada atual dada as princesas do estúdio, que correm, gritam, mas não deixam de ser encantadoras e inesquecíveis. Foi assim em “Enrolados” e agora com este “Frozen”, que além de ter ótimos personagens, é um filme que foge de clichês criados pela própria Disney ao longo dos anos e surpreende pela beleza das imagens e emotividade da história. As canções são lindas e emocionantes!
09. GRAVIDADE
A história de “Gravidade” é básica. É um filme de sobrevivência, mas ocorrido no espaço, algo que nunca antes foi visto. Mas é um filme tão magistral na construção das suas cenas, tenso e ao mesmo emocionante, que o filme foi um dos mais badalados desse ano com razão! Nunca antes o espaço esteve tão perto da gente e foi uma personagem tão fundamental em um filme como presenciamos aqui. Só acho injusto comparar o longa com “2001 – Uma Odisséia no Espaço” já que são dois filmes extremamente diferentes entre si, a não ser pelo fato de ser ambos duas inesquecíveis obras primas.
Leia a crítica completa AQUI!
10. HOMEM DE AÇO
Podem falar o que for mais eu gostei e muito da nova visão oferecida ao super herói mais antigo da humanidade e um dos mais influentes da cultura em geral. Nunca fui um fã do personagem, sempre achei um super herói cheio de poderes para todos os momentos, era colocado sempre como um ser sem falhas e no cinema o Superman era muito infantil. Mas nas mãos de Christopher Nolan e David S. Goyer isso muda! Realista e com muita ação, “O Homem de Aço” mostra o Superman que eu queria assistir no cinema!
Leia a crítica completa AQUI!
11. O HOMEM DE GELO
12. JOGOS VORAZES: EM CHAMAS
Jogos Vorazes é a melhor série de filmes infanto-juvenis baseado em livros da mesma categoria feita por Hollywood hoje! Trazendo discussões políticas, uma ótima ação e personagens que você passa a se interessar mais e torcer, esta continuação “Em Chamas” consegue um resultado superior ao antecessor, que já era bom, e abre caminho para um final épico que veremos nos dois próximos filmes “Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1 e 2”.
Leia a crítica completa AQUI!
13. KILLER JOE - MATADOR DE ALUGUEL
Leia a crítica completa AQUI!
14. O LADO BOM DA VIDA
Leia a crítica completa AQUI!
15. OS MISERÁVEIS
Leia a crítica completa AQUI!
16. O PASSADO
17. RUSH - NO LIMITE DA EMOÇÃO
Até mesmo quem não é fã de Fórmula 1 irá vibrar com a história do confronto entre os rivais Nikki Lauda e James Hunt. Com uma recriação excepcional dos torneios de Fórmula 1, uma direção eficiente de Ron Howard que há muito tempo não se via e um Daniel Brühl realizando uma das melhores atuações do ano, "Rush" é prioridade para os cinéfilos.
Leia a crítica completa AQUI!
18. OS SUSPEITOS
Uma experiência profunda e marcante que te faz interessar por cada personagem e principalmente em querer desvendar os segredos desse thriller excepcional dirigido pelo canadense Denis Villeneuve.
Leia a crítica completa AQUI!
19. THE WORLD´S END / HERÓIS DE RESSACA
Edgar Wight, Simon Pegg e Nick Frost são um trio que até hoje se mostrou infalível. Três filmes juntos, e três filmes sensacionais! Cheio de referencias nerds, com uma ação de deixar qualquer um louco e uma história muitíssimo bem contada, “The World´s End/Heróis em Ressaca” fecha a trilogia Cornetto iniciada em 2005 com “Todo Mundo Quase Morto” mantendo a qualidade vista nos demais trabalhos do trio.
Leia a crítica completa AQUI!
20. UNIVERSIDADE MONSTROS
Eu realmente me surpreendi com “Universidade Monstros”. Após o susto que tive com a Pixar depois do lançamento do detestável “Carros 2”, o medo de que “Universidade Monstros” soasse meramente como uma fita comercial usando um mundo que deu tão certo em “Monstro S.A” para encher os cofres do estúdio era eminente. Mas fui pego de surpresa e o filme é muito mais do que uma história de colegial. Pixar sendo Pixar novamente pegando elementos básicos e transformando em algo emocionante. A história deixa ainda mais completa nossa afinidade pelos personagens Mike e Sully.
Leia a crítica completa AQUI!
Comentários por Matheus C. Vilela
1 comentários:
Otima lista
Postar um comentário