Pages

sábado, 29 de dezembro de 2012

DETONA RALPH

Wreck-It Ralph/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Rich Moore

Sinopse: Ralph (John C. Reilly) é o vilão de Conserta Félix Jr., um popular jogo de fliperama que está completando 30 anos. Apesar de cumprir suas tarefas à perfeição, Ralph gostaria de receber uma atenção maior de Felix Jr. (Jack McBrayer) e os demais habitantes do jogo, que nunca o convidam para festas e nem mesmo o tratam bem. Para provar que merece tamanha atenção, ele promete que voltará ao jogo com uma medalha de herói no peito, no intuito de mostrar seu valor. É o início da peregrinação de Ralph por outros jogos, em busca de um meio de obter sua sonhada medalha.


Após a entrada de John Lasseter como presidente do departamento de animações da Disney (sem a Pixar), a Disney vem mostrando sua força e se revitalizando no mercado fazendo animações cada vez melhores. Se antes o estúdio já foi o ícone do gênero mas depois foi perdendo espaço para outros estúdios e também para a própria Pixar, que hoje pertence a Disney, a empresa de Mickey Mouse pode agradecer Lasseter pela nova fase que estreou com o muito bom "Bolt - Supercão" em 2008, até o excelente "Enrolados", lançado em 2010 e que fez quase 600 milhões em bilheteria ao redor do mundo. 

Agora, com este "Detona Ralph", a criatividade e competência dramática do departamento de animações da Walt Disney mostra-se mais inspirada do que nunca, conseguindo superar até os mais recentes trabalhos de sua mentora, a Pixar. 


"Detona Ralph" é um colírio para os fãs de video game tanto dos novos quanto daqueles que pegaram a época onde os fliperamas eram moda. A nostalgia é presente e essa mistura do velho com o novo se faz muito marcante aqui, trazendo aquele clima de infância muito gostoso e prazeroso. 

A trama busca passar velhas mensagens como buscar reconhecer quem você é, gostar de quem você é e saber se dar o valor. Tudo com bastante humor e momentos dramáticos geralmente habituais nas animações, no entanto, surpreendentemente, ainda que clichê, "Detona Ralph" encanta pela simplicidade dessas emoções e por usar a amizade como pontapé para emocionar o público. Os olhares, a trilha sonora e a sutileza com que esses momentos são transmitidos, mostram a clara inspiração dos melhores exemplares Pixar. Afinal, o filme é meio que um "Toy Story" dos games já que aqui os personagens dos jogos após o seu horário de trabalho, possuem toda uma vida por trás do jogo, assim como os brinquedos faziam lá em "Toy Story" onde em frente dos humanos eram uma coisa, e por trás, outra. 


E não só em técnica, humor, dramaticidade ou nostalgia que "Detona Ralph" é bem realizado, mas também na criação de personagens carismáticos onde facilmente conseguem conquistar o público. Assim como em "Monstros S. A" a relação de Sulley com a garotinha Bo era tocante e divertida, aqui, a amizade entre Ralph e a garotinha Vanellope atinge o mesmo efeito.

Portanto, 2012 é sem dúvida o ano da Disney. Com dois excelentes filmes animados, "Frankenweenie" e "Detona Ralph", o estúdio deve ganhar o tão almejado Oscar de Melhor Animação na premiação do ano que vem, onde desde a criação da categoria em 2002 nunca havia levado. E "Detona Ralph" não só merece ser visto, mas também revisto. Vale a pena!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: