Pages

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Especial Woody Allen: NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA

Annie Hall/EUA
Ano: 1977



O nome de Diane Keaton é Diane Hall. Seu apelido é Annie. O nome original de “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” é Annie Hall. Woody Allen era casado com Diane Keaton. Ambos são protagonistas do filme. Eis alguns fatos que confirmam o fato de Annie Hall ser uma obra baseada em fatos ocorridos com o casal de atores, em suas vidas particulares. Talvez por isso seja um dos filmes mais apaixonantes do nova-iorquino neurótico. 

A história é sobre Alvy Singer (Allen), um judeu complexado, diretor de um programa de humor televisivo, que conhece Annie Hall (Keaton) num jogo de tênis e começa a sair com ela. Eles acabam se casando. 


Noivo Neurótico, Noiva Nervosa possui uma premissa e desenvolvimento simples: o cotidiano de um casal apaixonante, com suas excentricidades e particularidades, além de reflexões sobre o amor. Disso se extrai momentos ora cômicos, como a icônica sequência das lagostas (que é, ao mesmo tempo, muito romântica), ora extremamente românticas, feito o encontro deles. 

E podemos observar um realismo pessimista na obra inteira, comprovado pela introdução de Allen dialogando com o espectador e o desfecho do filme – amenizado por um gracioso ensaio duma peça de teatro. 

Enfim: assista Noivo Neurótico, Noiva Nervosa e simplesmente se apaixone.

Comentário por Júlio Pereira 

0 comentários: