Pages

sábado, 14 de setembro de 2013

THE BLING RING: A GANGUE DE HOLLYWOOD

The Bling Ring-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Sofia Copolla
Elenco: Emma Watson, Katie Chang, Israel Broussard

NOTA: «««««

Sinopse: Nicki (Emma Watson), Marc (Israel Broussard), Rebecca (Katie Chang). Sam (Taissa Farmiga) e Chloe (Claire Julian), entre outros jovens de Los Angeles têm em comum uma vida meio vazia, de pais ausentes, como Laurie (Leslie Mann), mãe de Nicki, que não tem a menor noção do que as filhas estão fazendo nas ruas, durante o dia e, pior, durante a noite. Fascinados pelo mundo glamuroso das celebridades das revistas, como Paris Hilton, e artistas como Kirsten Dunst, o grupo começa a fazer pequenos assaltos na casa dessas pessoas, quando descobrem que entrar nas residências deles não é nada difícil. Cada vez mais empolgados com "os ganhos", o volume dos saques desperta a atenção das autoridades, que decidem dar um basta nos crimes dessa garotada sem limites. Baseado em fatos reais.


Sofia Copolla é filha de um dos maiores diretores do cinema norte americano, Francis Ford Copolla, responsável por obras primas como a trilogia “O Poderoso Chefão” e “Apocalipse Now”. Tentou seguir a carreira de atriz mas foi em 1999 que se entregou de vez a direção estreando como diretora com o muito bom “As Virgens Suicidas”, e quatro anos depois veio com seu segundo trabalho chamado “Encontros e Desencontros”, o seu melhor filme até hoje. 

Depois daí, Sofia entrou num território seguro. Centrada na vida da burguesia, seus filmes posteriores buscam retratar o padrão de vida excessivo da classe média alta e seus revezes como o “ter tudo e não ter nada”. Passando pela côrte francesa até chegar na vida de adolescentes riquinhos que decidem entrar nas mansões de suas celebridades favoritas e levar certos objetos sem permissão, Sofia não deixa de querer olhar esse mundo cercado por luxúria e status. 


Neste “The Bling Ring” a diretora consegue o mesmo efeito de seus dois filmes anteriores: nada! Preocupada em querer mostrar os personagens se divertindo dentro das casas das celebridades e em festas, temos por mais de uma hora de filme praticamente isso. Nada acontece de diferente que nos faça se interessar pelos personagens, e Sofia trata o assunto como uma aventura de jovens movida por impulso numa sociedade isenta de bons exemplos. Mas ao invês de buscar entender o porque disso tudo, a diretora nunca sai do mesmo lugar criando um filme desinteressante em todos os aspectos e cujo assunto soa tão superficial como a visão da senhorita Copolla. Nem mesmo a parte de investigação com os policiais procurando saber quem foram os responsáveis pelos assaltos consegue empolgar, e o resultado é igualmente frustrante. 

Portanto, “The Bling Ring: A Gangue de Hollywood” é um retrato vazio e sem graça de uma trama que nas mãos certas poderia ser muitíssimo interessante e empolgante. Já nas mãos de Sofia Copolla, o resultado é um filme pretensioso sustentado em um nome que vive da glória do seu passado.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: