Pages

quinta-feira, 10 de abril de 2014

NoCinema: CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL

Captain America: The Winter Soldier-EUA
Ano: 2014 - Dirigido por: Anthony Russo e Joe Russo
Elenco: Chris Evans, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson

NOTA: «««««

Sinopse: Capitão América 2 - O Soldado Invernal se passa dois anos após os eventos mostrados em Os Vingadores - The Avengers. Steve Rogers luta para cumprir seu papel no mundo moderno, em parceria com Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, para derrotar um poderoso e misterioso inimigo na cidade de Washington dos dias atuais.



Se a grande preocupação no primeiro filme era como fazer para adaptar um super herói extremamente americanizado para as grandes platéias e eles conseguiram fazer um filme decente e equilibrado, esta continuação intitulada “Capitão América – O Soldado Invernal” não só consolida o Capitão América como um personagem para todos os públicos, como também o faz criando a história mais dramática da Marvel e o filme melhor construído e bem elaborado do estúdio até então. 

Buscando inspiração nos grandes filmes de espionagem oitentistas, os diretores Anthony Russo e Joe Russo juntamente com os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely aproveitam que o super herói não envolve seres mágicos (Thor) ou alta tecnologia (Homem de Ferro) para investir na essência que era o Capitão América em sua fase de ouro nos quadrinhos. Conspirações, conflitos governamentais e espionagem eram temas freqüentes nas comic books do herói. Trazendo para o filme, a história do longa investe em tal abordagem criando uma forte ligação com o primeiro filme e se aprofunda nos bastidores da organização secreta S.H.I.E.L.D, resultando em acontecimentos que interferirão em todo o futuro do universo Marvel nos cinemas, e principalmente no futuro da série de TV “Agentes da SHIELD”. 


Se preocupando também com o universo Marvel e sua expansão, “O Soldado Invernal” é o filme que melhor expande esse universo apresentando sem exageros ou forçadamente determinados personagens que darão as caras nos próximos anos. Não há como em “Homem de Ferro 2”, por exemplo, aquele desespero de a todo instante colocar algo ou criar, de qualquer maneira, uma ligação com algum outro personagem. Tudo aqui é citado por um motivo e nada é nos apresentado sem propósito. E ainda assim, o foco não deixa de ser o Capitão América. 

Por falar em Capitão América, o personagem não é deixado de lado em nenhum momento e temos dois arcos dramáticos eficientes envolvendo dois personagens do primeiro filme. Um deles com o antigo interesse amoroso de Steve Rogers (algo rápido, porém, tocante) e outro com o seu melhor amigo Bucky Barnes, morto no anterior. 


E não posso deixar de elogiar as excelentes e empolgantes sequências de ação e a ótima estrutura narrativa criada pelos diretores nesta continuação. Se Joe Johnston buscou em Steven Spielberg a inspiração para contar a origem do herói no filme de 2011, que gosto muito, os irmãos Anthony e Joe Russo muda esse ritmo amadurecendo e criando um ambiente mais hostil e dramático. Existem os alívios cômicos, no entanto, tudo é muito equilibrado e há o momento certo para cada ocasião. 

Melhor filme produzido pela Marvel até então (lembrando que nessa avaliação não conta nenhum Homem Aranha ou X-Men, já que os direitos para se fazer filme pertencem a outros estúdios), “Capitão América – O Soldado Invernal” não só traz uma ação competente e adulta, como muito mais violência que o primeiro filme e um desenvolvimento melhor de personagens e do universo Marvel em si. Agora, é esperar pelo “Guardiões da Galáxia” ainda este ano e o tão aguardado “Os Vingadores 2: A Era de Ultron” ano que vem. Recomendado!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: