Pages

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ANTES DA MEIA NOITE

Before Midnight-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy

NOTA: «««««

Sinopse: Nove anos após os eventos de Antes do Pôr-do-sol, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. Ele busca sempre manter contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse decide também convidar Hank para a viagem. Neste contexto, Jesse segue tentando se tornar um romancista de sucesso, enquanto que Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.


O final de “Antes do Pôr do Sol” é algo tão fantástico e marcante que é impossível esquecer o sorriso maroto de Ethan Hawke para Julie Delpy após ela dizer que ele não conseguirá chegar ao aeroporto a tempo para pegar o avião e voltar para os Estados Unidos. Somente quem acompanhou desde o primeiro filme, “Antes do Amanhecer” de 1995, sabe do impacto desse final do segundo filme lançado nove anos depois! 

Depois de outros nove anos o diretor Richard Linklater nos traz este “Antes da Meia Noite” encerrando a trilogia desses dois personagens que se tornaram tão queridos ao longo dos anos. A ideia inicial de dar sequência a um encerramento tão perfeito como a do filme de 2004, inicialmente me pareceu desconfortante. O final em aberto onde era deixado para o público imaginar o que poderia ter acontecido com aqueles dois sujeitos após o personagem de Ethan Hawke ter perdido o avião, era magistral nos colocando como peças importantes daquele mundo. 


Confesso que nos primeiros instantes de “Antes da Meia Noite” estava com dificuldades em comprar a ideia de se ter outro filme. Além de acrescentar outros personagens, a falta de conflito inicial gerou em mim uma sensação horrível onde tudo ali me pareceu desnecessário, e a história sendo levada a um ponto que não precisava. Principalmente, repito, depois daquele final! 

Mas felizmente Richard Linklater encontra o rumo com rapidez e cria não só um filme maduro sobre casamento, como também se aprofunda nos personagens trazendo maturidade a eles. Se no primeiro filme tínhamos dois adolescentes vivendo uma paixão instantânea, e no segundo dois adultos já maduros com suas respectivas vidas e responsabilidades e que se reencontram depois de muitos anos, neste daqui temos esses dois personagens casados, com duas filhas gêmeas e cada um passando por insatisfações e inseguranças normais de um casamento. 


Quando “Antes da Meia Noite” entra nesta discussão mostrando a realidade da vida, e que amar é muito além do que meros prazeres e diferente de quando éramos jovens, Linklater cria os longos takes de conversação entre Hawke e Delpy, que se tornou a marca registrada dos filmes, e nos leva a um nível acima em relação a esses dois indivíduos que desde 1995 acompanhamos. 

“Antes da Meia Noite” é o encerramento perfeito de uma trilogia perfeita. É um filme que nos deixa ainda mais íntimos de Celine (Delpy) e Jesse (Hawke), afinal, conhecemos os dois desde adolescentes. 


Maduro, humano e verdadeiro não tenho medo de afirmar que a trilogia composta por “Antes do Amanhecer”, “Antes do Pôr do Sol” e “Antes da Meia Noite” são os melhores exemplos de filmes que retratam relacionamentos. Longe da fantasia e do mundo redondinho da maioria das comédias românticas produzidas por Hollywood, esses três filmes fogem a regra e compõe a melhor exemplificação de como é a vida. Só temos que agradecer ao diretor Richard Linklater e aos atores Ethan Hawke e Julie Delpy por presentes tão maravilhosos que nunca serão esquecidos. Nem antes do amanhecer, nem mesmo antes do pôr do sol, e muito anos  antes da meia noite. Obrigado.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: