Pages

terça-feira, 3 de junho de 2014

A CULPA É DO JOHN GREEN

Livro: A Culpa É Das Estrelas
Autor: John Green
Ano: 2012

NOTA: «««««


A culpa é das estrelas é um livro que, nos últimos anos, conquistou o coração de diversas pessoas por todos os cantos. Eu fui uma dessas. 

Logo na capa, uma citação de Marcus Zusak te avisa: “Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais.”. A dica é: nunca (para dar mais ênfase: NUNCA!) duvide de Marcus Zusak ou, pros leigos em literatura popular, o escritor de A Menina Que Roubava Livros. 

Como esperado, eu ri, chorei e depois de tanta emoção junta, eu quis mais. John Green, o autor do livro, fez a mim e a milhares de garotas ao redor do mundo nos sentirmos como Hazel Grace Lancaster, a protagonista de 16 anos que tem câncer na tireoide com metástase no pulmão e uma paciente terminal. Não compare Hazel Grace a qualquer outra personagem do cinema ou da literatura que possua algum tipo de doença grave porque ela tem uma singularidade nunca vista antes. 

Com seus olhos verdes e sua mania de achar que viver sozinha é melhor, Hazel conquistou o coração do (lindo, maravilhoso, cheiroso, charmoso) Augustus Water ou, pros mais íntimos, Gus, outro personagem incrível que vai ganhar seu coração. Gus tem 17 anos e possuiu osteossarcoma, câncer que afeta os ossos e “atualmente”, é um SEC – “sem evidencia de câncer”- que precisou amputar a perna direita. 


São com esses personagens juntamente com Isaac, amigo de ambos que possui câncer ocular, que John Green te faz viver em um universo paralelo em que Hazel e Gus estão ali, vivendo seu “pequeno infinito” ao seu lado. E, apesar de, em certos momentos, quebrar seu coração e te fazer chorar, seria uma honra ter um trio de amigos tão lindos logo ali. 

Não, não vou dar spoiler de nada, mas, se você pretende ver o filme nos cinemas, fique com minha dica de: Por favor! Leva bastante lencinhos para o caso de o filme ser tão emocionante quanto o livro. 

Caso se interesse por livros, por favor, leia-o. Você vai amar isso eu te garanto! 

Curiosidade que você precisa saber para não fazer feio no cinema

Sabe por que a culpa é das estrelas se elas não fizeram nada? 

Hazel Grace é uma personagem dedicada a uma menina de verdade (!). Seu nome é Esther Grace (qualquer semelhança é mero abuso do autor do livro que também é amigo de Esther, tendo a conhecido em uma conferência sobre Harry Potter (Oh... John Green, não seja um autor tão perfeito!). Esther morreu em agosto de 2010, mas foi eternizada no livro sendo “reencarnada” em Hazel. O autor explica que Hazel não se parece com Esther, mas, sem esta, não teria conseguido escrever o livro que passou 10 anos sendo construído. No persa, Esther significa Estrela o que explica bastante o titulo do livro. 


Foi lançado também um livro sobre Esther Grace (e não Hazel) com o nome “This Star Won’t Go Out”, que tinha como sonho ser escritora. Eternizada em “A Culpa É Das Estrelas”, Esther também teve o seu livro publicado com suas cartas, diários e contos de forma independente, tudo sendo montado pela família juntamente com a ajuda de John Green. 

Por fim, acho que precisamos dizer: obrigada, Esther. 

“Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1, 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.” – Hazel Grace


Comentário por Lohany Fernandes

0 comentários: