Pages

quinta-feira, 6 de março de 2014

NoCinema: TUDO POR UM FURO

The Anchorman 2: The Legend Continues-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Adam McKay
Elenco: Will Farell, Steve Carrell, Paul Rudd

NOTA: «««««

Sinospe: O charmosão Ron Burgundy (Will Ferrell) e seus amigos Brick Tamland (Steve Carell), Brian (Paul Rudd) e Champ (David Koechner) regressam aos noticiários em "Tudo por um Furo". Com todos juntos não será fácil manter a classe, enquanto eles tentam gerir o primeiro canal nacional de notícias com transmissão 24 horas por dia.


O filme “O Âncora” de 2004 não fez um estrondoso sucesso nas bilheterias, mas com o tempo foi ganhando a admiração do público, fãs, o que colaborou muito para a realização desta continuação, intitulada aqui no Brasil de “Tudo Por Um Furo”. Idealizado e estrelado por Will Farrell, os filmes abordam períodos do jornalismo e usa o conceito para criar uma história que explore o protagonista, o âncora de TV Ron Burgundy. 

No primeiro filme a iniciação da mulher na indústria da comunicação era a base do roteiro escrito por Will Farrell e Adam McKay (também diretor). Um âncora de TV mulher era visto por muitos homens como um retrocesso no desenvolvimento do jornalismo televisivo. Ron Burgundy encara isso com esse tipo de pensamento, e o filme investe nesse contraste e cria um romance entre o protagonista e a nova integrante do grupo de noticias, mas nunca fazendo disso um escape para momentos melodramáticos e humanistas envolvendo os personagens. Tudo é tratado com bastante ironia e sarcasmo, e o humor de "O Âncora" permanece até os instantes finais fiel à sua essência. 


Já nesta continuação o roteiro parte da ideia do jornalismo como material de entretenimento. Tendo trocado sua cidade natal San Diego por Nova York e ser posteriormente despedido pelo grande chefe, Ron Burgundy é chamado para trabalhar numa nova emissora que transmitirá noticias por 24 horas, algo nunca antes feito por ninguém. Designado para o horário da madrugada, considerado o período fúnebre da TV, Burgundy e sua equipe decidem mudar o modo de passar noticias e transmitir apenas aquilo que as pessoas gostariam de ouvir. Nada de problemas ou violência. Isso eleva a audiência do canal colocando o personagem como um dos jornalistas mais aclamados do país. 

“Tudo Por Um Furo” mantém o excelente humor do primeiro filme. Ora besteirol, ora vulgar, a acidez injetada por Will Farrell é admirável, pois consegue ser extremamente engraçada sem soar ofensiva, ainda que no fundo algumas piadas sejam, mas entram num contexto, digamos, tão “idiota”, típico de Will Farell por assim dizer, que no fim, nem ligamos e entramos na brincadeira. 


Outro ponto forte de “Tudo Por Um Furo”, e que já era em “O Âncora”, são os ótimos coadjuvantes e as surpreendentes aparições surpresas, principalmente neste último. Compondo o time de noticias de Ron Burgundy: David Koechner, Paul Rudd e principalmente Steve Carrell são personagens formidáveis e responsáveis por vários dos ótimos momentos do filme. E devo destacar Steve Carrell com o seu Brick Tamland. Seu personagem foi tão bem recebido pelo público no longa anterior, que em “Tudo Por Um Furo” recebe mais destaque que os demais (exceto o protagonista, claro!), e ganha até um interesse amoroso interpretado por Kristen Wigg (de “Missão Madrinha de Casamento”). 

Mas “Tudo Por Um Furo” não consegue ser superior ao seu antecessor, mesmo mantendo o estilo de humor e os ótimos personagens, porque não consegue ter um objetivo claro na sua história. Se no filme de 2004 existia um foco e os personagens trabalhavam por algo, em “Tudo Por Um Furo” senti que Farrell atira para todos os lados e não abraça nenhuma das tramas que apresenta. Seja as falcatruas envolvendo o dono da emissora, ou a separação de Ron Burgundy da sua esposa, ou o relacionamento distante dele com o filho, ou a transformação do jornalismo em entretenimento, o filme cria sketches passando por essas abordagens e deixa de criar algo sólido e estruturado como foi feito em “O Âncora”. 


Entretanto, “Tudo Por Um Furo” possui situações únicas, hilárias e inesquecíveis. Uma comédia que merece uma segunda olhada posteriormente, e muitas outras ao longo dos anos. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: