Pages

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

AMOR BANDIDO

Mud-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Jeff Nichols
Elenco: Matthew McConaughey, Tye Sheridan, Reese Witherspoon

NOTA: «««««

Sinopse: Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland) são grandes amigos que decidem desbravar uma ilha que fica no rio próximo às suas casas. Lá eles encontram Mud (Matthew McConaughey), um homem foragido que tem vivido em um barco preso nos galhos de uma árvore. Apesar da desconfiança inicial, os garotos resolvem ajudar Mud em seus planos ao saber que ele está à espera de Juniper (Reese Witherspoon), o grande amor de sua vida, que se envolveu com o homem errado.


O Brasil consegue se superar cada vez mais nas traduções de filmes. Sem usar exemplos do passado, vamos nos ater apenas a este “Amor Bandido”! Sério? Amor Bandido? Além de oferecer uma imagem distorcida sobre o estilo do filme, o nome tira toda e qualquer seriedade do que a obra é. Daí muitos não gostam por que vão assistir pensando ser uma comédia romântica daquelas que a Jennifer Aniston gosta de fazer, sendo que “Mud”, como é chamado no original, passa longe disso. Por isso, me recuso a chamar o filme de “Amor Bandido” e vou me ater apenas ao nome original “Mud”. 

Pois bem, fora o erro grotesco de tradução, que não é culpa do filme, “Mud” é uma daquelas surpresas que pega a gente desprevenido e nos presenteia com algo não só interessante de se assistir, como inesquecível. 


Na história, um garoto de 14 anos do Arkansas chamado Ellis (Tye Sheridan), junto com o seu melhor amigo Neckbone (Jacob Lofland), decide pegar um barco e partir rumo a uma ilha isolada da sua cidade por pura curiosidade. Lá, encontram Mud (Matthew McConauguey), um sujeito misterioso que mora dentro de um barco preso numa árvore e diz estar esperando para se encontrar com o amor da sua vida. 

Inicialmente soa esquisito e improvável alguém esperar outra pessoa no meio de uma floresta sem recursos. Mas aí que se encontra as surpresas do filme onde vamos conhecer com o decorrer da trama as verdadeiras razões da presença de Mud naquele lugar e como isso vai afetar Ellis e Neckbone. 


Dirigido por Jeff Nichols, que estreou como diretor dois anos atrás com o angustiante “O Abrigo” estrelado por Michael Shannon, Nichols nos traz um retrato dos sonhos, da força da amizade e do amadurecimento. O inicio lento e sem apresentar muita coisa se desenrola mostrando que a realidade adulta é algo muito mais complicado do que a visão simplista de uma criança. E que muitas vezes o melhor a se fazer é encarar a realidade. 

“Mud” não possui maniqueísmos que buscam levar o público às lágrimas a qualquer custo, muito menos um drama forçado ou novelesco. Tudo é muito equilibrado e centrado nos personagens. O que impede o filme de ser ser espetacular é a decisão do roteiro de se aprofundar pouco em Mud. 


Matthew McConauguey, enfim, volta a investir em projetos que não sejam comédias românticas sofríveis como “Um Amor de Tesouro” ou “Armações do Amor”, e desde o excelente “O Poder e a Lei” em 2011, McConauguey vem numa sucessão de ótimos filmes como “Killer Joe – Matador de Aluguel”, “Bernie – Como Um Anjo” e agora este “Mud”, onde nos apresenta um tom mais dramático e angustiante de uma pessoa carregada de sentimentos ressentidos e decepções. 

Mas quem rouba a cena e encanta é o ator mirim Tye Sheridan, que já chamou a atenção em “A Árvore da Vida” do Terrence Malick, e aqui, não só apresenta um visível amadurecimento, como convence trazendo inocência mesclada com a dor. 


Mud” é um filme minucioso, leve e encantador. Uma experiência de descoberta e crescimento onde mostra que, na vida, há o momento de seguir em frente e crescer. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

2 comentários:

M. disse...

Gostei demais do seu blog! E vou assistir ao filme! Ótima crítica.

Pablyne Martins disse...

Amor Bandido, é o valor de uma aventura inesquecível ,McConaughey domina seu personagem do início ao fim. A melhor atuação da carreira do artista na minha opnião ^^