Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O ATENTADO

The Attack-ISRAEL
Ano: 2013 - Dirigido por: Ziad Doueiri
Elenco: Ali Suliman, Karim Saleh, Uri Gavriel

NOTA: ««««« 

Sinopse: Na fita estamos num restaurante cheio em Telavive, local onde uma mulher faz explodir a bomba que dissimulava debaixo da sua túnica de grávida. Durante todo o dia, o doutor Amine, um palestiniano, opera em cadeia as inumeráveis vítimas desse atentado, mas mais tarde terá o conhecimento que o bombista suicida foi a sua própria mulher. O médico parte então numa busca sem tréguas pelos responsáveis.



Baseado no Best-seller de Yasmina Khadra, nascido na Algéria e cujos trabalhos são recheados de forte teor político e de revolta contra os inúmeros conflitos que colocam em risco a vida de milhões de inocentes, este “O Atentado”, baseado em “The Attack”, aborda o conflito interminável entre árabes e judeus partindo do momento que a esposa de um medido árabe chamado Amine, residente em Tel Avive, Israel, se mata explodindo uma bomba em um restaurante da cidade matando 17 pessoas, deixando 8 mutilados e inúmeros feridos. 

A questão é que Amine não sabia das inclinações políticas da esposa e é pego de surpresa pela noticia. De inicio, o médico exita em acreditar alegando ser tudo uma farsa, até o instante em que acha uma carta deixada pela mulher o que faz mudar totalmente o seu ponto de vista, levando-o até o território árabe para descobrir quem foram os responsáveis por fazer tal “lavagem cerebral” na esposa. 


Um conflito antigo e muito longe de ter fim, “O Atentado” faz questão de apresentar essa diferença social entre os dois povos. Antes do atentado, Amine havia recebido um prêmio pelo trabalho e agradecia ao povo de Israel pela acolhida, até o instante que descobrem ser sua esposa responsável pela explosão o que o faz ser duramente perseguido. Já, no outro lado, sua mulher é adorada por todos e vista como um símbolo de coragem e luta pela recuperação da terra. Como exemplifica a frase dita pelo mentor dos atentados: “O homem órfão não é o homem sem pai, mas o homem sem pátria!”, “O Atentado” traz brilhantemente esse estudo sobre a dura realidade entre árabes e judeus, e intercala com o drama do protagonista pela perda da esposa e a inconformação do porque alguém é capaz de se matar para matar outras pessoas. 

Aliás, Amine representa esse ponto de equilíbrio entre os dois povos. Um árabe residente em Israel, com passaporte e tudo, acredita na convivência pacifica entre os dois povos e não enxerga objetivo sólido para tantas mortes em decorrência de uma terra que poderia ser habitada por todos. O diretor libanês Ziad Doueiri faz um filmaço, só derrapa quando opta pelo velho artifício de mostrar a instabilidade do protagonista vendo e conversando com a esposa morta, o que é clichê e pouco surpreendente, mas, ainda assim, “O Atentado” é um desses filmes para se assistir e guardar no coração. Um olhar crítico que nunca se mostra a favor de nenhum dos lados, mas sim, a favor da vida e união dos povos. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Anônimo disse...

Fui ver o filme, hoje. Assisti a entrevista do realizador e fique à par de que o escritor ficou muito aborrecido com o final do filme que modificou o do livro. Saberias a diferença, entre os dois finais.