Pages

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CAPITÃO PHILLIPS

Captain Phillips-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Paul Greengrass
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, David Warshofsky

NOTA: «««««

Sinopse: Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos. Quando pensa ter conseguido negociar com os piratas, o comandante é levado como refém em um pequeno bote. Começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde.


Richard Phillips, capitão do navio cargueiro Maersk Alabama em 2009, viu o seu barco ser tomado por piratas somalis na costa da Somália e sua vida correr risco após, depois de horas sob forte pressão dentro do navio, ser levado como refém pelos piratas dentro de  um baleeiro. Phillips sobreviveu e sua história rendeu um livro de memórias em 2010 chamado “Richard Phillips A Captain´s Duty”

Dirigido por um diretor excelente chamado Paul Greengrass, que dirigiu “Identidade Bourne” e mudou os rumos do cinema consolidando um estilo singular de filmagem e desenvolvimento, em “Capitão Phillips”, Greengrass vai muito além de criar apenas um filme intenso e empolgante. A obra são duas horas e quinze de pura tensão e agonia devido a eficiente direção, acompanhada de uma trilha forimponente, mas, muito mais do que isso, a obra se aproveita de sua trama para apresentar a forte desigualdade entre duas nações, e a realidade cruel que leva muitos somalis, desde pequenos, a se enveredarem na vida de crimes e pirataria. 


A Somália hoje é um dos polos mais poderosos de pirataria no mundo, interferindo em mais de 18 bilhões de dólares em aumento de preços no comércio. Sem um governo central solidificado e a sociedade a mercê do destino, a grande maioria dos cidadãos são obrigados, pelas circunstâncias, a aderirem a prática da pirataria. De 2005 pra cá mais de 179 barcos foram sequestrados e em torno de 85% liberados após pagamento de resgates. Temos determinada cena, muito interessante, onde o capitão Phillips, refém dentro do baleeiro com os piratas, conversando com eles, pergunta para o líder se não existe outra maneira de um ser humano sobreviver sem precisar de pescaria e pirataria, o somali responde com um tom de voz desesperançoso “Talvez na América, capitão! Talvez na América!”

Fugindo de cair no patriotismo norte-americano, porque eles são e muitos, Paul Greengrass, portanto, faz um filme que mescla muito bem seu clímax ininterrupto, porque a tensão em “Capitão Phillips” não para, com um olhar observador e crítico com a situação não só dos somalis, mas da situação precária presente na grande maioria dos países africanos. Focando nas desproporções dos somalis para com os norte-americanos, desde a câmera aberta pegando os enormes navios da marinha americana e o minúsculo baleeiro comandado pelos piratas, até as desproporções físicas dos seus corpos magérrimos em contraste com o porte físico forte e malhado dos soldados americanos. Abordagens frequentes do diretor que servem para confirmar a desigualdade entre esses dois mundos, o que por fim, coloca em cheque a politica de “igualdade” pregada pelos Estados Unidos numa decisão aprovada pela própria Casa Branca de salvar o capitão Phillips utilizando-se de qualquer artificio, inclusive a morte. 


Agora que prazer poder elogiar Tom Hanks novamente depois de anos sem uma atuação memorável do ator. Desde “Naufrago”, posso dizer que Hanks não mostrava nada de surpreendente. Forte candidato ao Oscar do ano que vêm quem sabe o astro não se junta a Jack Nicholson e Daniel Day-Lewis no hall dos atores com três estatuetas em casa? Com uma atuação que vai crescendo com o filme até chegar a um final emocionante, Tom Hanks é tão intenso quanto Greengrass, e nos brinda com uma de suas melhores interpretações na carreira. 

Outro destaque é o estreante Barkhad Abdi. Cidadão somali e sem nunca ter atuado antes, Abdi encarna o líder dos piratas com um fervor e vontade agonizantes. Ao mesmo tempo em que mostra ter equilíbrio em algumas certas, consegue criar uma figura imprevisível e ameaçadora, fruto de um país sem ordem ou estabilidade, e vítima de uma realidade cruel. 


Intenso, empolgante, angustiante, reflexivo e incessante, “Capitão Phillips” é um exemplo soberbo do que há de melhor no cinema de Paul Greengrass. E só de trazer Tom Hanks do mundo dos atores acomodados é um prazer tão marcante quanto assistir ao filme. Um dos melhores desse ano! Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Pablyne Martins disse...

Esse filme e Baseado no livro Dever de Capitão, de Richard Phillips, o novo longa-metragem do excepcional diretor britânico Paul Greengrass como vc disse, é uma grande aventura de sobrevivência e tremenda crítica social. Com uma atuação espetacular de Tom Hanks e um roteiro muito dinâmico, eu neim percebi que o filme tem 2h20 de duração. Este trabalho é muito mais do que apenas a incrível história do primeiro navio de carga norte-americano a ser sequestrado em 200 anos. A trama acompanhou uma das viagens do experiente Capitão da marinha norte-americana Richard Phillips (Tom Hanks). Os intérpretes dos piratas da Somália também merecem destaque. Eles estão sensacionais em cada sequências, conseguindo criar uma atmosfera de realidade absurda. É impressionante o trabalho de preparação desse elenco, que mistura um ator consagrado com pessoas que nunca tinham pisado num set. Capitão Phillips na minha opniao deve levar muita gente aos cinemas. Um filme de Hollywood, mas com toques de genialidade e inteligência de Greengrass. Bravo! ^^