Pages

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Series: THE NEWSROOM - 1ª e 2ª temporada

The Newsroom 1ª e 2ª temporada - EUA
Total de episódios: 1ª-10 ep. / 2ª-09 ep.
Ano: 2012/2013
Elenco: Jeff Daniels, Emily Mortimer,John Gallagher Jr., Alison Pil, Thamas Sadoski, Olivia Munn, Sam Waterston e Dev Patel.


NOTA: 

1ª temporada: ««««« 
2ª temporada: «««««


A televisão hoje está sendo o “campus acadêmico” dos profissionais mais requisitados do mercado norte-americano. Não encontrando espaço na mídia cinematográfica para projetos menores, esse é um assunto que vamos falar em outro momento, a telinha vem vivendo os seus anos dourados com produções cada vez mais requintadas e com uma qualidade digna de cinema. 

Este “The Newsroom”, produzida pela HBO, é mais um exemplo desse padrão de qualidade e entra no hall dos melhores seriados atualmente em exibição. Acompanhando os bastidores do The News Night, programa jornalístico apresentado pelo segundo mais importante âncora da TV paga Will McAvoy (Jeff Daniels), a série foi criada e escrita por Aaron Sorkin, um dos melhores roteiristas em atividade nos Estados Unidos, que escreveu o excelente “A Rede Social” e está encarregado de adaptar para o cinema o livro biográfico de Steve Jobs, filme previsto para ano que vêm. 


Muito mais do que meramente apresentar os bastidores de um jornal televiso, que por sinal Aaron Sorkin faz muito bem passando a veracidade daquela realidade movimentada e extremamente influente, “The Newsroom” também se preocupa com os seus personagens e cria tramas que acompanham a vida pessoal de cada um. Os interesses românticos que surgirão ao longo do tempo, as desilusões e ressentimentos do passado marcados até hoje, principalmente na vida do protagonista Will McAvoy com sua produtora MacKenzie McHale. 

No entanto, quem conhece o estilo de Aaron Sorkin sabe que ele não é um roteirista melodramático e não costuma deixar o romance ser o foco da história. O pessoal de cada personagem está ali, mas o essencial é manter o foco nos bastidores do jornal, e nunca o pessoal de cada um se sobressai ao profissional. Tais tramas são extremamente orgânicas e críveis, nos identificamos com elas, torcemos pelos personagens e vibramos com o cotidiano corrido de um jornal recriado com maestria pela série. 


Outro quesito que Aaron Sorkin faz questão de abordar é como esse meio também pode ter sua dose de riscos. Em um mundo onde você lida com informações, a menor delas, ou aquela aparentemente sem importância são capazes de causar grandes tempestades se passadas incorretamente. Um exemplo é quando, na segunda temporada, a equipe de Will McAvoy vem trabalhando num caso de armas químicas usadas pelos Estados Unidos em civis. Sem abrir mais nada, você já deve imaginar a bomba que a equipe tem nas mãos lidando com uma acusação tão séria que põe em risco a política humanitária norte-americana. 

O elenco não poderia estar melhor. Mais a vontade na segunda temporada, Jeff Daniels é um arraso como o âncora Will McAvoy. Nitidamente um sujeito que aprendeu, ao longo dos episódios, a dar valor na sua equipe, o amadurecimento de Will é visível e Daniels abraça as nuances de seu personagem com gosto e injeta sua habitual simpatia fazendo de Will uma pessoa importante e amada pelo público. Emily Mortimer, que confesso nunca ter me atraído como atriz, me surpreendeu na série e me ensinou a apreciá-la. Sem dúvida a atriz está em um ótimo momento e sua química com Daniels é extasiante. Os demais atores, como John Gallagher Jr., Alison Pil, Thamas Sadoski, Olivia Munn, Sam Waterston e Dev Patel completam esse elenco magistral comprovando a existência de ótimos profissionais em Hollywood, basta apensa aproveitar o talento de cada um no projeto certo. E ainda temos uma participação fervorosa de Jane Fonda como a dona da emissora ACN que transmite o "The News Night".


A terceira temporada está prevista para ano que vêm e já fica a dica de uma série competente em construir sua história, em desenvolver seus personagens e nos apresentar esse mundo da comunicação de maneira tão empolgante e emocionante. Uma série prioritária principalmente para os futuros jornalistas.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: