Pages

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

NoCinema: CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS

The Monuments Men-EUA
Ano: 2014 - Dirigido por: George Clooney
Elenco: George Clooney, Matt Damon, John Goodman

NOTA: «««««

Sinopse: Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.


“Caçadores de Obras Primas” é o quinto filme dirigido por George Clooney e também o seu mais inferior trabalho. O longa relata um acontecimento pouco conhecido pelo público a respeito da Segundo Guerra Mundial: de que os nazistas roubavam obras de arte dos países invadidos na intenção de aniquilar a cultura daquele país. Ou destruíam queimando os quadros, livros, ou estocavam os artefatos em cavernas para, periodicamente, irem se desfazendo do material. 

Infelizmente, o resultado final apresentado por Clooney é um filme que se perde no ritmo e intenções, e deixa de aproveitar uma excelente história para se ater ao superficial. Adotando um ritmo leve, com trilha sonora que remete a John Williams e uma narrativa com narrações em off e acontecimentos paralelos, Clooney aposta no “filme B”, porém, desperdiça a oportunidade de criar uma aventura memorável. 


Os personagens são tão pouco explorados que se existir alguma identificação nossa com eles é unicamente por existir ali ótimos atores como John Goodman, Bill Murray, Matt Damon, Cate Blanchett ou o próprio Clooney, que também é o protagonista. Sendo um filme de time, no estilo “11 Homens e Um Segredos”, o elenco de “Caçadores de Obras Primas” é sem camadas ou nuances, e as qualidades apresentadas por Clooney no início do filme sobre cada um dos personagens recrutados para compor sua equipe de busca, nem são lembradas com o desenrolar da história. E quando algo de trágico acontece com algum deles, não sentimos absolutamente nada em relação ao personagem. O que só comprova que “Caçadores de Obras Primas” busca sustentar-se na fama dos seus atores. 

Outro ponto falho na obra é a enorme embromação existente na história. Perdendo tempo com momentos que se cortados não fariam falta, como quando os personagens de John Goodman e Juan Dujardin são atacados por tiros e descobrem que a causa de tudo é uma criança, Clooney constantemente foge da trama para criar alívios cômicos, o que só torna a experiência de assistir “Caçadores de Obras Primas” longa e cansativa. 


Uma peja já que nos instantes finais o filme ganha certo ritmo e Clooney mostra ter encontrado o timing certo na narrativa. Mas, ainda assim, é tarde demais. Arrastado, pouco envolvente e sem nenhum clímax eficiente capaz de elevar o nosso interesse para com a história, “Caçadores de Obras Primas” é um exemplar fraco e um desperdício de um fato história bastante curioso. 

Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: