Pages

sábado, 1 de fevereiro de 2014

NoCinema: FRUITVALE STATION - A ÚLTIMA PARADA

Fruitvale Station-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Ryan Coogler
Elenco: Michael B. Jordan, Octavia Spencer, Melonie Diaz

NOTA «««««

Sinopse: Estados Unidos, 2007. Oscar Grant (Michael B. Jordan) tem 22 anos e acaba de ser demitido do emprego por chegar constantemente atrasado. Ele esconde esta notícia de Sophina (Melonie Diaz), a mãe de sua filha, por achar que pode recuperar o emprego após conversar com seu chefe. Bastante ligado à mãe (Octavia Spencer), Oscar enfrenta problemas quando resolve ir com Sophina ver as festividades de ano novo em San Francisco.


Em tempos onde a violência urbana, principalmente aquela sobre negros e gays, têm ganhado proporções cada vez mais violentas da parte de grupos reacionários, “Fruitvale Station – A Última Parada” faz um retrato desse mundo e serve como peça de protesto contra essa realidade. 

A história relata os últimos momentos da vida de Oscar Grant, que foi assassinato em 2007 por um policial na estação de metrô que dá título ao filme. Na virada de ano, Grant e seus amigos voltavam para casa até um rival seu começar uma discussão dentro do trêm fazendo com que a polícia retirasse todos e rendessem os “marginais” que estavam causando o reboliço. Sem motivos aparente e com várias testemunhas registrando o momento através dos seus celulares, os policiais, brancos, iniciam uma forma de contenção violenta e desumana, causando o assassinato de um dos rapazes rendidos. 


O caso causou indignação no mundo inteiro e foi manchete por meses a fio nos Estados Unidos que é, infelizmente, um dos países mais preconceituosos do mundo. “Fruitvale Station” decide abraçar essa indignação e levar primeiro quem assiste a se identificar com o protagonista. Oscar Grant é aquele cidadão que têm uma boa família, uma filha que adora, uma mulher que ama e é um sujeito que sempre batalhou para prover nem que seja o básico para eles. Há os problemas? Sim! Grant vendia de vez em quando drogas quando a situação apertava, mas era um sujeito daqueles que todos gostavam de ter perto, e aprendia com as dificuldades da vida. 

Dirigido por um diretor também negro, Ryan Coogler, o filme é uma crescente experiência de dor, tensão e angústia. Coogler desliza apenas no grande clímax onde relata com rapidez o trágico acontecimento, mas ainda assim, "Fruitvale Station" consegue passar a indignação e revolta contra o preconceito racial e o abuso de poder por parte dos policiais. 


Destaque também é o ótimo elenco composto por atuações sutis e delicadas de Octavia Spencer, Melonie Diaz, e claro, Michael B. Jordan na pele de Oscar Grant, uma performance forte e impactante vinda de, sem dúvida, uma grande revelação. 

Fruitvale Station – A Última Parada” merece ser visto.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: