Pages

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

NoCinema: OPERAÇÃO SOMBRA - JACK RYAN

Jack Ryan: Shadow Recruit
Ano: 2014 - Dirigido por: Kenneth Branagh
Elenco: Chris Pine, Keira Knightley, Kevin Costner

NOTA: «««««

Sinopse: Jack Ryan (Chris Pine) estudava em Londres quando o World Trade Center desabou devido a um ataque terrorista ocorrido em 11 de setembro de 2001. Servindo o exército amercano, ele participa da Guerra do Afeganistão e lá sofre um sério acidente na coluna. Durante a recuperação no hospital ele conhece a doutora Cathy (Keira Knightley), por quem se apaixona. É neste período que ele recebe a visita de Thomas Harper (Kevin Cosnter), que trabalha para a CIA e recomenda que Ryan retorne ao doutorado em economia. Ele segue o conselho e, a partir de então, passa a trabalhar às escondidas para a CIA, sem que nem mesmo Cathy saiba. Em meio às investigações, Jack descobre um complô orquestrado na Rússia, que pode instalar o caos financeiro nos Estados Unidos. Com isso, ele viaja a Moscou com o objetivo de investigar Viktor Cheverin (Kenneth Branagh), o líder da operação.


“Operação Sombra – Jack Ryan” já é o quinto filme estrelado por Jack Ryan, personagem dos livros escritos pelo norte-americano Tom Clancy e que nos cinemas já foi interpretado por Alec Baldwin em “Caçada Ao Outubro Vermelho” (1989), Harrison Ford em “Jogos Patrióticos” (1992) e “Perigo Real e Imediato" (1994) e Ben Affleck em 2002 com “A Soma de Todos os Medos”. Mas o personagem nunca conseguiu se destacar a ponto de criar uma franquia que levasse o seu nome, como James Bond por exemplo. Por isso que agora a estratégia foi colocar o nome Jack Ryan no título e tentar emplacar uma nova franquia de ação e espionagem em Hollywood. 

Estrelado por Chris Pine (Star Trek), o novo filme de Jack Ryan se diferencia dos anteriores por apostar numa pegada mais ágil, cheio de ação e colocando o protagonista como centro da salvação dos Estados Unidos. Aliás, “Operação Sombra” não esconde o DNA norte-americano e busca nas questões políticas, partindo do 11 de Setembro e culminando no embate com a Rússia (pra variar!), que está com planos de explodir um dos prédios de Wall Street, para gerar todo o suspense e cenas de ação com Jack Ryan lutando corpo a corpo com os vilões.


Se por um lado a ideia de revitalizar o personagem é boa, trazendo ele para os dias atuais onde quanto mais ação e efeitos mais chamativo fica, o roteiro de Adam Cozad e David Koepp erra ao criar uma insossa e pouco empolgante história. Genérico do início ao fim, “Operação Sombra” é uma sucessão de clichês terríveis que tornam-se cada vez mais evidentes ao longo do filme, e por fim, as cenas de ação são de mesmo modo previsíveis e pouco inspiradas, e como se não bastasse, atores carismáticos e talentosos como Chris Pine e Keira Knightley acabam que rendendo uma péssima química. 

Dirigido por Kenneth Branagh, que também faz o grande vilão russo do filme, “Operação Sombra – Jack Ryan” é uma experiência sem nenhum atrativo ou cenas de ação boas. Diferente de franquias como 007 ou Missão Impossível, que sabem a cada filme criar momentos originais e memoráveis, este novo filme de Jack Ryan pouco empolga e está longe de ter o cacique para se tornar uma nova franquia de ação.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: