Pages

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

NoCinema: WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS

Saving Mr. Banks-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: John Lee Hancock
Elenco: Emma Thompson, Tom Hanks, Paul Giamatti

NOTA: «««««

Sinopse: Walt nos Bastidores de Mary Poppins (Saving Mr. Banks) é um filme baseado em fatos reais, que mostra como foi a produção do clássico Mary Poppins (1964). A trama acompanha como foi a batalha entre Walt Disney (Tom Hanks) e a escritora australiana Pamela Lyndon Travers (Emma Thompson), que durou 14 anos, onde Walt tentou de todas as maneiras persuadir a famosa escritora a vender os direitos da adaptação para os cinemas de Mary Poppins, que teve oito livros publicados. Depois de muito tentar, Walt conseguiu os direitos para a adaptação, mas Travers odiou o resultado final do filme e proibiu Walt a fazer qualquer tipo de sequências.


Mary Poppins”, lançado em 1964, foi um dos maiores sucessos da Disney naquele ano, ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Atriz para Julie Andrews, e foi um marco na trajetória do estúdio. Atualmente se encontra meio esquecida e não é lembrada por muitos, e nada melhor que um filme como “Walt Nos Bastidores de Mary Poppins” para nos fazer recordar a inspiradora história da babá que voa com um guarda chuva, e, principalmente, das icônicas canções do filme. 

A obra relata a árdua trajetória de Walt Disney em conseguir a aprovação de Pamela Lyndon Travers, ou P.L. Travers, para adaptar o seu livro “Mary Poppins” para o cinema. A autora era constantemente crítica com a maneira fantasiosa com que Walt mostrava o mundo para as crianças, e mantinha o pulso de ferro em não concordar com suas inclinações em transformar sua história numa peça musical colorida característica do estúdio. 


Produzido pela própria Disney, meu medo era que “Walt Nos Bastidores de Mary Poppins” caísse no pecado de retratar tais negociações puxando sempre para o lado da empresa deixando de mostrar o lado empreendedor do grande Walt Disney. Obviamente que existe toda a dramatização da história, com os picos de emoção no intuito de tocar no coração do público, mas, de maneira sutil, afinal, é um filme para a família, o longa nos apresenta uma protagonista ranzinza, solitária, magoada e pouco realizada na vida mas nunca soa repugnante para o público. E um Walt Disney encarnando por Tom Hanks com carisma, mas sem deixar de ter suas decisões mercadológicas, como o momento em que Disney decide não convidar P. L Travers para a pré estreia de “Mary Poppins” na intenção de preservar a imagem do filme. 

Só que o roteiro escrito por Kelly Marcel e Sue Smith deixam as negociações em segundo plano e adentram na vida da protagonista. Walt Disney é mero coadjuvante e aparece pouco. Mas é a vida de P. L Travers que interessa as roteiristas. Escrito por duas mulheres, vamos ter aquela redenção feminina e o percurso de amadurecimento da personagem com o decorrer da história. Marcel e Smith intercalam o presente com o passado da autora, mostrando quais foram suas inspirações para escrever Mary Poppins. Com isso, nos identificamos cada vez mais com sua pessoa e em querer entender o porquê de ter se tornado uma mulher tão amargurada. E claro, torcemos também por sua mudança. 


John Lee Hancock (de “Um Sonho Possível”) dirige o filme com uma sutileza latente. Sem ovacionar Walt Disney, e sem criar uma emoção barata e cartunesca, “Walt Nos Bastidores de Mary Poppins” é o seu melhor trabalho até aqui. Hancock equilibra o drama, o humor e mistura ambos de um jeito tão envolvente e belo que entramos no clima e vivenciamos cada minuto ali apresentado. 

Apesar de Tom Hanks estar carismático na pele de Walt Disney, é Emma Thompson a melhor performance do filme. A atriz encarna uma personagem com temperamento irritante e cheio de manias, e isso, inicialmente, a torna antipática para nós, no entanto, com o decorrer do filme ela vai se mostrando uma pessoa doce e carismática, e grande parte do mérito deve-se a Thompson, que brilha com toda sua simpatia e carisma. 


Surpreendente, emocionante, com uma ótima trilha sonora, direção de arte e atuações, “Walt Nos Bastidores de Mary Poppins” não só traz de volta a beleza do clássico filme de 1964, como também o torna ainda mais completo ao mostrar os bastidores de como ele foi concebido. Ótimo filme!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: