Pages

sábado, 8 de fevereiro de 2014

NoCinema: UMA AVENTURA LEGO

Lego Movie-EUA
Ano: 2014 - Dirigido por: Phil Lord e Christopher Miller
Elenco: Will Arnett, Elizabeth Banks, Will Ferrell

NOTA: «««««

Sinopse: Emmet é um Lego comum, até o dia em que é confundido com o Master Builder, o grande criador deste mundo de brinquedo. Cabe a ele a tarefa de derrotar um perigoso vilão que pretende colar todas as peças. Mas sem poderes de verdade, ele precisará da ajuda de alguns heróis de verdade, como Batman e o Super-Homem.


Em mais de 140 países atualmente, a companhia LEGO detêm a dianteira como a maior empresa de brinquedos no mundo. A empresa encontrou o pote de ouro ao se juntar com a Warner Bros no mercado de games e lançar as versões de Batman, O Senhor dos Anéis e tantos outros títulos no formato lego, o que, naturalmente, possibilitou aumentar o leque para outras parcerias com outros estúdios e expandir a franquia “Lego” dos jogos de vídeo games. 

A Warner não perdeu tempo e o departamento de animações da empresa já começou a desenvolver o longa animado do formato. O anúncio das primeiras fotos e trailers já despertou meu interesse para aquela que poderia ser uma das animações mais originais desse início de século. E de fato é! 


Apostando na sátira com o universo pop, o acerto de “Uma Aventura Lego” não se encontra apenas no excelente visual e na originalidade dos mundos em lego criados pelos animadores. Mas em investir num ritmo sempre frenético criando um filme nunca parado ou cansativo, e pegar elementos característicos de determinados personagens e parodiar aquilo. A natureza seca e insensível do Batman, o embate entre Gandalf e Dumbledore, o machismo de Han Solo e outras inúmeras brincadeiras sutis e rápidas que fazem de “Uma Aventura Lego” uma espécie de “Shrek” do mundo pop. 

O roteiro escrito por Phil Lord, Christopher Miller (estes dois também diretores do longa) e os irmãos Kevin Hageman e Dan Hageman se mostra extremamente inteligente. Inicialmente, a história aposta na base clichê dos filmes de heróis, o vilão querendo destruir o mundo, uma profecia que revela um escolhido que impedirá a destruição final e todo o resto que já estamos cansados de ver no cinema de Hollywood, entretanto, isso é apenas base para duas intenções certeiras da história. Primeiro: criticar o domínio dos governantes e dos poderosos sobre as pessoas de classe inferior, e como nós somos frequentemente influenciados pelos grandes meios dentro de uma sociedade consumista e movida pela aceitação daquilo que é imposto. E também, como muitas pessoas se tornam alienadas pela mídia a viverem segundo suas regras e padrões de vida. 


Outra ideia extremamente eficiente do roteiro é justamente o surpreendente final. A resolução se dá através de uma justificava genial onde tudo aquilo que vivenciamos até aquele momento não passava de... Deixa pra lá, não quero estragar a surpresa. Mas saiba que tal ocorrido complementa ainda mais nossa identificação com o protagonista e principalmente com o vilão do filme, dublado originalmente por Will Farrell. 

Um deleite para nós nerds, uma diversão garantida para a criançada e um filme que é muito mais do que meramente um exemplar sátiro do que consumimos atualmente. Com ritmo adequado, personagens carismáticos e uma história divertida e inteligente, “Uma Aventura Lego” é imperdível e precisa ser visto. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Lego faz parte da minha infancia e fico feliz pela qualidade do filme