Pages

quarta-feira, 13 de março de 2013

A PARTE DOS ANJOS

The Angel´s Share-REINO UNIDO
Ano: 2012 - Dirigido por: Ken Loach

Sinopse: Robbie (Paul Brannigan) escapa, por pouco, de uma sentença de prisão. Ele acaba de ter um filho com a namorada Leonie (Siobhan Reilly) e promete que o futuro do primogênito será diferente de tudo que viveu. Durante o serviço comunitário, ele conhece pessoas que enfrentam a mesma dificuldade de encontrar emprego e descobre um dom em degustação de whisky, que pode mudar suas vidas para sempre.


Assim como acontece em seu filme anterior, o ótimo “À Procura de Eric”, o diretor Ken Loach lida aqui com superação, através de um personagem visto por todos como um caso perdido e sem a mínima chance de dar a volta por cima. Com uma narrativa coesa e uma condução gostosa de se assistir, “A Parte dos Anjos” é um feel good movie competente, trazendo aquele delicioso humor inglês e ascendendo uma luz de esperança sobre o comportamento da sociedade atual. 

Quando digo “ascendendo uma luz de esperança sobre o comportamento da sociedade atual” é porque “A Parte dos Anjos” aborda esse lado dos dias atuais, onde jovens acabam com os seus futuros envolvendo-se em gangues, drogas e tendo atitudes violentas e sem propósito. O diretor usa isso como pano de fundo onde, através de seu protagonista, mostra que quando se quer mudar existe sim uma segunda chance. 


O legal de Ken Loach é que ele não faz disso um melodrama, como geralmente acontece nos Estados Unidos, e conduz o filme lidando sem exageros com os problemas ali apresentados e conseguindo passar com extrema precisão suas mensagens. O final inspirado e empolgante, e que não caí no piegas, reafirma a competência de Loach em fazer filmes humanistas sem nunca parecer novelesco ou forçado. 

Ainda que o filme seja um tanto quanto previsível, “A Parte dos Anjos” é uma excelente pedida de uma obra não só edificante de se ver, como também divertida.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: