Pages

sexta-feira, 29 de março de 2013

UM DIA

One Day-EUA
Ano: 2011 - Dirigido por: Lone Scherfig

Sinopse: Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgees) se conheceram na faculdade, em 15 de julho. Esta data serve de base para acompanhar a vida deles ao longo de 20 anos. Neste período Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, enquanto que Dexter consegue sucesso fácil, tanto no trabalho quanto com as mulheres. A vida de ambos passa por várias outras pessoas, mas sempre está, de alguma forma, interligada.


“Um Dia” para alguns não passará daquele típico romance melodramático maniqueísta cuja principal intenção é fazer o publico cair em prantos. E de fato é! Mas, ainda assim, a excelente construção narrativa feita pela diretora Lone Wrede Scherfig, que nos envolve com personagens interessantes e carismáticos, faz de um “Um Dia” um clichê apaixonante, e de fato, emocionante. 

Scherfig havia dirigido anteriormente um filme chamado “Educação”, outro exemplar maniqueísta da diretora, mas que não funcionava pela lentidão com que era conduzido e pela trama boba e sem graça presente ali, detalhe este que não acontece neste “Um Dia”, cujo ritmo prende a nossa atenção focando em personagens totalmente opostos que durante todo o decorrer da história nos faz torcer para que tudo dê certo entre os dois. 


O elenco do longa também é outro fator fundamental para o seu êxito. Anne Hathaway é uma atriz que ganhou minha atenção após “O Diabo Veste Prada” e principalmente o meu respeito depois de “O Casamento de Rachel”, e filme após filme Hathaway transmite carisma e diversidade com obras totalmente diferentes como “Agente 86”, “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, “Amor e Outras Drogas”, “Os Miseráveis” e este “Um Dia”. E devido a isso, sua personagem logo de cara nos conquista como uma figura determinada, inteligente e sofrida pelo amor não correspondido do seu melhor amigo. 

Jim Sturgess já encontra o tom certo do sujeito festeiro e sem responsabilidades na vida, e junto com Hathaway, cria-se uma química instantânea onde à medida que o tempo passa, Sturgess convence de seu amadurecimento. 


Baseado em um livro de mesmo nome escrito por David Nichols, “Um Dia” é um romance que fala de vida, maturidade e tempo. E principalmente saber valorizar aquelas pessoas que se importam com a gente. Temas, sim, nada originais, mas que aqui, ao menos, causam um impacto emocionante.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: