Pages

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Especial Alfonso Cuarón: SÓLO CON TU PAREJA

Sólo Con Tu Pareja-MÉXICO
Ano: 1991
Elenco: Daniel Giménez Cacho, Claudia Ramírez, Luis de Icaza

NOTA: «««««

Sinopse: Um jovem yuppie e mulherengo (Gimenez Cacho) é pego em uma armadilha quando é falsamente diagnosticado com o vírus da Aids por Silvia (Liubomirova), uma enfermeira que se vê traída pelo jovem Casanova. À procura de uma morte rápida (colocando a cabeça em um forno de microondas) Tomás se apaixona por Clarisa (Ramirez), uma linda aeromoça que também quer se suicidar por causa de seu amante que está tendo um caso com uma aeromoça loira da Continental Airlines.


Sem tradução para o português e muito difícil de encontrar aqui no Brasil, “Sólo Con Tu Pareja” foi o primeiro longa metragem do diretor Alfonso Cuarón feito ainda no México (o seu trabalho seguinte já será em Hollywood com “A Princesinha”), e Cuáron faz aqui uma comédia romântica sobre um “Don Juan” chamado Tomás (Gimenez Gacho), que após decepcionar a médica assistente do seu vizinho Mateo (Luis de Icaza), é diagnosticado com o vírus da AIDS perdendo assim a vontade de viver. Decidido a suicidar, Tomás vai conhecer e se apaixonar por sua nova vizinha chamada Clarisa (Claudia Ramirez), uma aeromoça noiva de um piloto de avião. 

O filme foi escrito por Alfonso Cuarón e seu irmão Carlos Cuarón e inicialmente recusado a ser lançado nos cinemas pelo governo mexicano. No entanto, a comédia foi bem recebida em festivais como o Festival de Toronto e ganhou prêmios no Ariel Awards, prêmio da Academia Mexicana de Filmes. A boa repercussão internacional fez com que o filme, finalmente, fosse lançado em 1993 nos cinemas do México, consagrando-se como um dos maiores sucessos daquele ano no país.


“Sólo Con Tu Pareja” é um inicio de carreira bastante normal para Cuarón. O diretor mostraria ser um dos melhores em atividade atualmente posteriormente com “E Sua Mãe Também” e “Filhos da Esperança”. Entretanto, Cuarón mostra criatividade com algumas tomadas trazendo ritmo e ânimo para a história.

O roteiro centra-se no amadurecimento do protagonista, mostrando sua mudança de atitude diante do surgimento de uma paixão inesperada, e que ele acredita ser impossível de se concretizar por ela estar noiva e ele ter descoberto recentemente ser portador do vírus HIV. A estrutura de "Sólo Con Tu Pareja" é básica, possuindo o esquema clássico de “comédias românticas”. Ainda que sem o sentimentalismo excessivo dos filmes de Hollywood, que não é ruim, o que enfraquece “Sólo Con Tu Pareja” é a maneira rápida com que o roteiro explora o envolvimento e a paixão de Tomás por Clarisa, resultando em um final pouco emocionante. 


Sólo Con Tu Pareja” é a estreia de Alfonso Cuarón na direção de um longa metragem e ainda não vemos aqui o Cuarón que conhecemos hoje. Mas o filme, mesmo com os problemas, é um divertimento simples cujo elenco ajuda bastante no êxito do filme. Vale a pena conferir!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: