Pages

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TOP 10 - MELHORES FILMES DO VERÃO NORTE AMERICANO 2013

A temporada conhecida como "Verão Norte Americano" é o periodo onde Hollywood aproveita que as escolas estão de férias para lançar nos cinemas as super produções tão aguardadas pelo mundo inteiro. Neste ano curiosamente os maiores sucessos foram filmes de baixo orçamento que surpreenderam nas bilheterias, enquanto filmes acima de 100 milhões de custo, resultaram em grandes prejuizos.

Confira abaixo o TOP 10 dos MELHORES FILMES DO VERÃO NORTE AMERICANO 2013 do blog Lyons Movie Set para os filmes lançados aqui no Brasil entre MAIO e AGOSTO de 2013.

Poste um comentário apresentando também os seus 10 Melhores Filmes da Temporada do Verão Norte Americano 2013!

Obs: A lista está em ordem alfabética.    


01. ANTES DA MEIA NOITE 


Os melhores filmes da carreira do diretor Richard Linklater foram os que integram a trilogia Antes do Amanhecer. Seqüências longas e mostrando de forma crível e tocante o relacionamento do casal Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke), “Antes da Meia Noite” é um encerramento magistral dessa trilogia que a cada filme é uma nova etapa na vida desses personagens. Se no primeiro eram dois adolescentes vivendo uma intensa paixão, no segundo se reencontram depois de anos e uma chama reacende entre ambos resultando neste terceiro filme onde os dois se casaram. Foram quase vinte anos acompanhando o amadurecimento de Jesse e Celine nessa que é uma das melhores trilogias de Hollywood. Merece ser visto! 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

02. CÍRCULO DE FOGO 


Grande homenagem de Guillermo Del Toro a filmes como “King Kong” e principalmente a “Godzilla”, filme de 1954 e sua grande inspiração para este “Círculo de Fogo”. A super produção é um deleite de cenas empolgantes envolvendo embates entre robôs e monstros gigantes no meio do mar, debaixo do oceano, no céu, dentro da cidade o que resulta em um dos blockbusters mais divertidos deste ano. Os efeitos especiais também é um dos melhores do ano e vejo grandes chances de uma vaga no Oscar da categoria em 2014. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

03. INVOCAÇÃO DO MAL 


James Wan vem criando uma carreira sólida como diretor principalmente no gênero de terror/suspense. Dirigiu o primeiro “Jogos Mortais”, que foi um grande sucesso resultando em mais seis filmes, fez também outro sucesso chamado “Sobrenatural” e agora realiza este que é o seu melhor trabalho na carreira intitulado “Invocação do Mal”. Trabalhando maravilhosamente bem com o subconsciente do público, buscando criar momentos de pura tensão mostrando muito pouco, Wan cria um filme intrigante e assustador. Além de muito bem dirigido e com um elenco bastante competente. Ainda que no final “Invocação do Mal” se atrapalhe, ainda assim, é o melhor suspense do ano e um dos melhores da temporada do verão norte americano. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

04. O GRANDE GATSBY 


É um filme que divide opiniões. Adaptado do romance homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald, “O Grande Gatsby” já teve diversas adaptações para o cinema ao longo dos anos e nenhuma que resultou em aplausos por parte da crítica. O filme mais lembrado é o de 1977 com Robert Redford e Mia Ferrow no elenco. No entanto, dentre todas as adaptações, particularmente gostei muito desta versão comandada por Baz Luhrmann (de “Moulin Rouge!”). Luhrmann, com seus takes rápidos e edição desenfreada, mostra um visão exarcebada da sociedade consumista da década de 20, detalhe muito explorado no livro de Fitzgerald e que aqui, ganha o brilho de Luhrmann com todo o seu frenetismo e cenários envolto de cores vivas e uma trilha sonora fora do seu tempo. O resultado final é a melhor adaptação já feita do romance de Fitzgerald e um filme envolvente e emocionante. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

05. O HOMEM DE AÇO 


Sou grande fã do primeiro filme do Superman de 1978 mas não como uma adaptação de quadrinhos, mas como cinema de aventura. Particularmente os filmes do Superman sempre trataram o personagem de maneira bastante infantil e com os anos resultaram em alguns filmes vergonhosos e cheios de resoluções oportunistas. Os melhores foram apenas os dois primeiros, principalmente o clássico dirigido por Richard Donner. Após a vergonhosa tentativa de trazer o Superman para as novas gerações com “Superman – O Retorno” de 2006, que buscava manter o tom dos antigos numa época totalmente diferente das décadas de 70 e 80, esta nova versão de Christopher Nolan e David S. Goyer (que fizeram a trilogia “Batman – O Cavaleiro das Trevas”) dirigida por Zach Snyder (de “300” e “Watchmen”) traz elementos interessantes e lida com o personagem de maneira mais humana e realista. Claro que há problemas, mas o resultado final é um filme competente que apresenta bem o Homem de Aço e que abre uma grande porta para outros filmes. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

06. O LUGAR ONDE TUDO TERMINA 


Derek Cianfrance dirigiu um dos melhores filmes dessa última década chamado “Namorados Para Sempre”, que tratava de maneira incisiva e não muito feliz a decadência de um casamento ao longo dos anos. Em seu segundo trabalho Cianfrance faz, do mesmo modo, um filme forte dramaticamente que baseia a vida em: atitudes! Apresentando três histórias seqüenciais, “O Lugar Onde Tudo Termina” é uma grata surpresa e um filme cujo resultado é uma angústia com pingos de esperança. Excelente! 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

07. ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK


Nunca fui fã de Star Trek, nem dos seriados antigos, muito menos da nova geração. Mas curti e muito o filme “Star Trek” de 2009 onde o diretor J. J Abrams revigorava a franquia trazendo novos ares e mantendo muito coisa fiel ao material original. Com este “Além da Escuridão - Star Trek”, Abrams mantém a vitalidade do filme de 2009 e cria seqüências de ação empolgantes e traz o clássico vilão Khan, numa interpretação magistral de Benedict Cumberbacth. E neste, mais do que nunca, há várias homenagens e referências aos filmes antigos, principalmente a “Star Trek – A Ira de Khan”, de 1982. Um deleite aos já fãs de Star Trek, e principalmente ao público que não é fã ou desconhece o universo. Vale muito a pena! 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

08. TERAPIA DE RISCO 


Steven Soderbegh é um dos diretores mais versáteis de Hollywood atualmente. Já embarcou em aventuras como a trilogia iniciada por “Onze Homens e Um Segredo”, em dramas como “Confissões de Uma Garota de Programa” ou “Magic Mike”, em comédia com “O Desinformante!”, em ação com “A Toda Prova” e agora embarca no suspense com este “Terapia de Risco”. Com uma leve crítica a indústria farmacêutica, Soderbegh acerta por conseguir surpreender a todos com reviravoltas impressionantes e personagens que, aparentemente uma coisa, no fim, se mostram outra. Com clima tenso e ritmo empolgante, Soderbergh mantém sua eficácia como diretor neste excelente filme. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

09. UNIVERSIDADE MONSTROS 


Não tem jeito, pra mim a maior surpresa que tive nesta temporada do verão norte americano foi "Universidade Monstros". Por mais que eu seja fã incondicional da Pixar, desde “Carros 2” meu temor aumentou com relação as continuações que o estúdio vem realizando. A Pixar nunca foi de fazer sequencias, e depois da sua compra pela Disney, parece que virou regra dentro da empresa. Já temos confirmado a continuação de “Procurando Nemo” para 2016. Portanto, ao saber que fariam mais um filme com o mundo de “Monstros S.A” fiquei com medo. Primeiro porque “Mostros S.A” é um clássico e um filme perfeito em cada aspecto, e quando soube também que a história voltaria no passado mostrando a época dos personagens na universidade, meu medo aumentou. Mas no fim, a Pixar comprova o porquê é Pixar. “Universidade Monstros” é um ótimo exemplar de filme de universidade, foge de clichês e nos faz se aproximar mais ainda dos tão queridos Mike e Sully. O filme é divertido, possui ótimas mensagens e emociona. Ainda que o retorno do estúdio ao mundo dos monstros não seja algo original, ao menos esses gênios conseguiram criar algo diferente e singular dentro de algo já existente. 

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

10. VELOZES E FURIOSOS 6 


O primeiro “Velozes e Furiosos”, de 2001, foi um grande sucesso e um deleite para os fãs de velocidade e carros. Teve depois outras continuações que não repetiram o sucesso até Vin Diesel convencer a Sony a investir na franquia, porém, remodelando totalmente ela. A nova fase começou em 2009 com “Velozes e Furiosos 4”, mas foi em 2011 que a franquia deixou de ser uma fita unicamente de corridas e se transformou numa autêntica fita de ação com muitos exageros e cenas empolgantes. Cumprindo o seu propósito de diversão, "Velozes e Furiosos 6” é o melhor da franquia até agora, e ainda mata a saudade dos fãs de corrida com uma sequência de racha pelas ruas de Londres, e com Vin Diesel soltando “Como nos velhos tempos!”. Vale a pena!

Leia a crítica do filme clicando AQUI!

Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: