Pages

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

NoCinema: TRAPAÇA

American Hustle-EUA
Ano: 2013 - Dirigido: David O. Russell
Elenco: Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper

NOTA: «««««

Sinopse: Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.


David O. Russell após muitas controvérsias e dizeres sobre sua personalidade difícil no inicio do século, o diretor encontrou sua redenção em 2010 quando lançou o excelente e premiado “O Vencedor” com Christian Bale e Mark Wahlberg e depois disso se tornou um dos nomes mais requisitados em Hollywood, e um profissional almejado por qualquer ator. Em 2012 veio com o sucesso “O Lado Bom da Vida”, também muito premiado, e neste ano lança este “Trapaça”, ganhador de vários prêmios e indicado a 10 Oscar este ano. Resta esperar pelo dia 02 de março para saber quantas estatuetas irá levar. 

Confesso que gosto dos filmes de Russell. É um diretor que sabe como contar uma história e é notável sua habilidade para dirigir atores. Tanto que em seus filmes são sempre indicados e quase sempre ganham. 


Neste “Trapaça” David O. Russell nitidamente busca inspiração no cinema de Martin Scorsese, partindo das narrações em off, câmeras lentas em momentos cruciais e músicas no estilo rock clássico, jazz ou blues que completam a construção do momento. Se inspirar em alguém excelente não é algo ruim, e não acho que Russell faz uma cópia, mas se utiliza de um estilo muito bom e aproveita para extrair atuações competentes de seus atores e construir um filme que cumpre bem sua proposta. 

Agora, nitidamente falta em Russell aquele vigor e entusiasmo de Scorsese. “Trapaça” há momentos que se arrasta e existe algumas reviravoltas pouco surpreendentes justamente por ter ali um vácuo na construção da relação entre os personagens. Mas não compromete a eficiência de um filme que sabe onde quer chegar, cujos atores seguram boa parte dessa qualidade e, claro, a direção de Russell também merece destaque, apesar de não considerá-la digna de estar entre as cinco melhores do ano. Entretanto, “Trapaça” é um filme que merece ser visto.

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Marcelo Castro Moraes disse...

Não estou ouvindo muitas criticas boas sobre esse filme e portanto não tenho muita pressa em ve-lo.