Pages

sexta-feira, 17 de maio de 2013

AS PALAVRAS

The Words-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por:

Sinopse: Rory Jansen (Bradley Cooper) é casado com Dora (Zoe Saldana) e trabalha em uma editora de livros. Ele sonha em publicar seu próprio livro, mas a cada nova tentativa se convence mais de que não é capaz de escrever algo realmente bom. Um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com várias folhas amareladas. Rory começa a ler e logo não consegue tirar a história da cabeça. Logo ele resolve transcrevê-la para o computador, palavra por palavra, e a apresenta como se fosse seu livro. O texto é publicado e Rory se torna um sucesso de vendas. Entretanto, tudo muda quando ele conhece um senhor (Jeremy Irons) que lhe conta a verdade por trás do texto encontrado.


“As Palavras”, dirigido pelos estreantes Brian Klugman e Lee Sternthal, é um filme que engana. Muitos vão achar lindo, edificante já que a fita caminha para um final positivo e durante toda sua história temos o personagem de Bradley Cooper buscando se reencontrar.

Mas o filme não possui apenas a trama envolvendo o personagem de Bradley Cooper. Na realidade, dentro de sua história temos outra história narrada por Jeremy Irons, e ambas são fruto da leitura de um livro feita pelo personagem de Dennis Quais, que é escritor. Portanto, temos uma espécie de “Inception” com uma história dentro de outra história, podemos dizer.


Com isso, essa trinca acaba tendo problemas na exploração de cada uma delas. A principal é a do personagem Rory Jensen (Cooper) que é escritor e não consegue publicar os seus romances. Até que um dia acha um livro dentro de uma pasta antiga e é fisgado pelo material contido ali. Decide publicar o livro que se torna um imenso sucesso possibilitando a evolução de sua carreira. Mas certo dia aparece um senhor (Jeremy Irons) que diz ser o verdadeiro escritor daquele livro.

Como o foco é Rory Jensen, as demais histórias não ganham a devida atenção, principalmente a de Dennis Quaid. Não conhecemos muito bem o seu personagem, o filme termina e ainda ficamos sem ver sua utilidade ali.


Tudo em “As Palavras” é manipulador para fazer o público sair se sentindo bem da sala. Desde a música ininterrupta até sua história moralista cuja única intenção é servir de alto ajuda ao falar de temas como: conviver com os seus erros e olhar sempre pra frente.

Apesar do elenco competente, destaques para Bradley Cooper e Jeremy Irons, “As Palavras” não passa de um material meticuloso para agradar, mas ao fim, é decepcionante por nunca conseguir.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: