Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013

SE BEBER, NÃO CASE! - PARTE 3

The Hangover - Part 3-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Todd Phillips

Sinopse: Alan (Zach Galifianakis) está deprimido devido à morte de seu pai. Preocupado com o cunhado, Doug (Justin Bartha) sugere que ele vá até um lugar chamado New Horizons, que pode torná-lo um novo homem. Alan apenas aceita a sugestão após Phil (Bradley Cooper) e Stu (Ed Helms) concordarem em levá-lo, juntamente com Doug. É o início de uma nova viagem do quarteto, que acaba sendo interrompida bruscamente pelos capangas de Marshall (John Goodman). O malfeitor está atrás de Chow (Ken Jeong), que lhe aplicou um golpe milionário, e acredita que os amigos ainda possuam contato com ele. Após sequestrar Doug, Marshall dá a Alan, Stu e Phil um prazo para que encontrem Chow e devolvam as barras de ouro por ele roubadas, caso contrário todos morrerão. O que o trio não esperava era que, para reencontrar Chow, teria que ir até Tijuana, no México, e também em Las Vegas.


O primeiro “Se Beber, Não Case!“ lançado em 2009 foi uma das gratas surpresas daquele ano e uma das melhores comédias da última década. A combinação perfeita de uma boa história com elementos que faziam prender a atenção do público, um humor ácido eficiente combinado com doses de ação e um elenco cuja interação era perfeita. Tudo isso proporcionou inúmeros elogios ao filme que se consagrou como a comédia para maiores de maior sucesso de Hollywood e faturou também, surpreendentemente, o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia e/ou Musical daquele ano. 

Obviamente que com todo esse sucesso o diretor Todd Phillips faria uma continuação. Eis que em 2011 temos “Se Beber, Não Case! – Parte 2” onde Phillips repete basicamente a mesma estrutura que deu certo no primeiro, mudando apenas o cenário e aumentando o peso dos piadas, agora bem mais pesadas. Pois bem, a continuação repetiu o sucesso financeiro, mas regrediu em qualidade recebendo muitas criticas negativas e decepcionando pela falta de criatividade de seus realizadores. 


Mas como também é moda em Hollywood fazer tudo em 3, a trilogia de “Se Beber, Não Case!”, enfim, se conclui com este “Se Beber, Não Case! – Parte 3”, agora sem ressacas e esquecimentos e com uma história que pega elementos do primeiro filme e desenvolve em cima disso. Oferece mais espaço para personagens que antes secundários, aqui ganham status de protagonista. É o caso de Leslie Chow, o chinês traficante e viciado em cocaína interpretado por Ken Jeong, e o personagem de Zach Galifianakis, Allan, que se torna o centro dramático da história.

Vou falar logo de uma vez: “Se Beber, Não Case! – Parte 3” não é ruim! As inúmeras críticas negativas recebidas pelo filme, particularmente, considero um tanto quanto exageradas. Sem dúvida alguma o original continua sendo o melhor de todos, seja em aspectos narrativos quanto de humor onde tudo era equilibrado se encaixando perfeitamente bem. O diretor Todd Phillips aprendeu com o segundo e volta ao clima mais pastelão e irônico do primeiro, deixando de lado o tom pesado e sombrio do segundo. E claro, sem ressacas dessa vez! 


As piadas aqui são leves e bem equilibradas, e o filme leva a sério aquilo que apresenta. Talvez este seja o seu maior problema, já que o humor é deixado de lado em vários momentos e o que vemos é um thriller policial, do que, necessariamente, uma comédia. 

Porém, avaliando de modo geral, o filme possui momentos divertidos e um desenrolar que entretêm e nos envolve. Ainda que longe de ter a competência do primeiro, ao menos este terceiro episódio é bem melhor que o antecessor em tudo. Sem muita expectativa, confesso que me diverti mais do que esperava. Bom!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: