Pages

sábado, 18 de maio de 2013

SACRIFÍCIO

Zhao Shi Gu Er-CHINA
Ano: 2010 - Dirigido por: Chen Kaige

Sinopse: Ao longo de gerações o clã Zhao deteve um grande poder na China. Cansado de ser desprezado pelos líderes do clã, Tu'an Gu (Wang Xueqi) elabora um plano que visa matar, de uma só vez, todos os integrantes da família. Apenas um bebê sobreviveu ao massacre, sendo levado às escondidas por Cheng Yin (Ge You), um médico que passa a cuidá-lo como se fosse seu filho recém-nascido, após ele ser morto juntamente com sua esposa. A criança passa a se chamar Cheng Bo e, tempos depois, se torna afilhada de Tu'an Gu. O que ele não esperava era que a criança era parte de um plano de vingança pelo massacre do clã Zhao.


Ainda não consegui assistir a todos os filmes dirigidos por Chen Kaige, mas os que vi falo sem medo que Kaige é eficiente e sabe contar uma história de forma que ela nunca fique cansativa. O seu primeiro grande sucesso mundial foi com “Adeus, Minha Concubina” (1993) seguido de outros trabalhos notáveis ao longo dos anos como “A Promessa” (2004), por exemplo. 

Este “Sacrifício” chega agora nas locadoras e meses atrás foi lançado bem timidamente nos cinemas, sem grande repercussão. Que erro! O filme narra uma história de vingança envolto de lutas pelo poder e família e Chen Kaige, como sempre, nos concede uma obra eficiente em sua desenvoltura com sequencias de ação bem realizadas e empolgantes. E sem aqueles habituais exageros do cinema chinês, como guerreiros pulando de árvore em árvore ou voando durante as lutas, trazendo assim, maior realismo a história.  


Como é normal no cinema chinês, a produção de “Sacrifício” é notável, indo de uma trilha sonora que exala a tensão de cada momento, passando pela direção de arte minuciosa até a fotografia belíssima. “Sacrifício” é uma grata surpresa nas locadoras e vale a nossa atenção. Recomendado!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: