Pages

quinta-feira, 2 de maio de 2013

UM PORTO SEGURO

Safe Haven-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Lasse Hallstron

Sinopse: Quando uma misteriosa mulher chamada Katie (Julianne Hough) se muda para a pequena cidade de Southport, Carolina do Sul, seus novos vizinhos começam a levantar questões sobre seu passado. Bela e discreta, ela evita qualquer tipo de laço pessoal com os outros habitantes da região até que conhece o charmoso Alex (Josh Duhamel), um homem gentil, viúvo e pai de dois filhos, e a sincera Jo (Cobie Smulders), que se torna sua amiga. Katie começa a se interessar por Alex e se sente cada vez mais afeiçoada a ele e sua família. Ela acaba se apaixonando mas um segredo de seu passado a impede de ser plenamente feliz.


Eu não suporto mais esses filmes baseados nos livros do escritor norte americano Nicholas Sparks. Não sei se as obras literárias é são tão vazias, mas suas adaptações conseguem o feito de serem não só manipuladoras, como exageradamente melodramáticas e sem nenhum atrativo. 

Fora o emocionante e bem desenvolvido “Diário de Uma Paixão”, as demais adaptações abusam da estrutura clichê mudando apenas personagens e cenários, mas de fundo a trama do casal é a mesma. E o fato de ser clichê nem é o grande problema, pois basicamente todos os filmes possuem uma estrutura padrão de fato, a questão é a forma com que é passada na tela.


Excesso de música melosa ao som do piano, paisagens bonitas enfeitam toda a obra, cenas lentas do casal se divertindo e um final manipulador de emoções envolvendo morte e surpresas. Tudo excessivamente novelesco e manipulador para fisgar a atenção principalmente do público feminino. E ainda, o filme também busca no sobrenatural uma maneira de justificar a necessidade da união dos protagonistas e também para ter algum tipo de surpresa na trama, mas acaba sendo algo tão exagerado e cafona que o efeito é oposto. 

Outro detalhe que me deixa indignado é o fato do diretor ser Lasse Hallström. Hallström sempre gostou do melodrama, mas conseguia em filmes ótimos como “Chocolate”, “Gilbert Grape”, “Regras da Vida” e “Sempre Ao Seu Lado” ser dosado e desenvolver uma história de maneira que ficasse interessante. 


Infelizmente temos um grande desperdício de atores não só bonitos como também carismáticos e talentosos. O casal protagonista é competente e agrada. Josh Duhamel considero um ator carismático que consegue ser naturalmente convincente, e com isso, cria uma boa química com a atriz Julianne Hough. 

Portanto, “Um Porto Seguro” é vazio e sem atrativos tanto quanto “Querido John”, “Um Homem de Sorte” e “A Última Música”. Arrastado, exageradamente dramático e com um romance que aproveita da beleza dos atores e das paisagens para chamar a atenção. Descartável!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: