Pages

sexta-feira, 31 de maio de 2013

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS - PARTE 2

Batman: The Dark Knight Returns - Part 1
Ano: 2012 - Dirigido por: Jay Oliva

Sinopse: A história mostra Bruce Wayne aposentado, aos 55 anos, tentando levar o que mais se aproxima de uma vida comum, mas a onda de crimes em Gotham City não o deixa em paz. Até que ele resolve vestir novamente o manto do morcego e, uma vez mais, perseguir os criminosos pelas ruas, o que desencadeará uma série de eventos que pode significar a destruição da cidade.


Dividido em duas partes, minha ressalva em relação ao primeiro filme foi a de uma obra bem feita visualmente, ágil em seu desenvolvimento, porém, pouco profundo nos dramas e motivações de seus personagens, com acontecimentos apressados e uma história movida pela ação fetiche. 

Neste segundo o problema continua, e o mais decepcionante é que nesta sequencia temos o material mais interessante e esperado da HQ: o embate entre Batman e Superman e a morte de personagens amados pelo público. Entretanto, ainda assim, esta Parte 2 consegue ser mais eficiente e empolgante que o anterior, e tudo isso por causa de um único personagem: o Coringa! 


Aparecendo pouquíssimas vezes na Parte 1 em cenas dentro do Arkham, totalmente imóvel e sem reações, já que ele não teve mais motivos para viver depois que o Batman se foi, o Coringa vai retornando aos poucos na medida em que o Homem Morcego volta à ativa e o primeiro filme termina com ele dando aquele seu sorriso para a câmera. Nesta parte 02, o Coringa mostra o porquê de ser um dos maiores vilões já criados. Tudo bem que tudo acontece na HQ, mas a transposição para o desenho apresenta essa força do personagem, que quando aparece muda completamente o clima e toda nossa maneira de acompanhar a fita. 

Não temos aqui o Coringa paspalho e pouco ameaçador do desenho da “Liga da Justiça”, ou o Coringa suavizado de outros desenhos, mas simplesmente o mais cruel, violento, imprevisível e caótico que já vi no âmbito da televisão e filmes para Home Video. Sem medir suas ações e pouco se importando com qualquer sanidade existente, o Coringa deste “Batman – O Cavaleiro das Trevas Parte 2” é um verdadeiro agente do caos, e já velho, não busca brincar com o herói nem fazer os seus habituais joguinhos. Ele quer matar o Batman e matar pra valer, e para isso não mede inocentes para chamar sua atenção. Não quero detalhar nada para não perder a graça, mas a entrevista sua para um programa de televisão e a sequencia que se passa dentro de um parque de diversões são memoráveis! 


A conclusão que tiro tanto da primeira quanto desta segunda parte, é que ambos os filmes se dão melhor quando buscam focar em dramas pessoais dentro do universo Batman. Já nas questões mais complexas e maiores, como o conflito entre americanos e soviéticos que está presente na HQ, e que envolve o Superman e etc, o filme deixa a desejar mostrando uma falta de desleixo em relação a tais sub tramas. Nunca nada disso é explorado a fundo, e quando aparecem as cenas do Superman ajudando os americanos na guerra, acontece uma quebra de ritmo e nada parece ter relevância para a história do filme, já que o foco é outro. 

Portanto, este “Batman O Cavaleiro das Trevas – Parte 2” é melhor que o anterior e mais empolgante. Mas não deixa de ter os seus problemas graves em relação à história. Problemas estes que atrapalham o filme de ser bem mais do que um mero fetiche para fãs. Mais vale a pena conferir!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: