Pages

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Especial Superman: SUPERMAN IV - EM BUSCA DA PAZ

Superman IV: The Quest for Peace-EUA
Ano: 1987 - Dirigido por: Sidney J. Furie

Sinopse: Lex Luthor (Gene Hackman) fabrica um homem (Mark Pillow) com a mesma estrutura molecular de Superman (Christopher Reeve), portanto, com os mesmos poderes. A criatura está programada para destruir o Homem de Aço e, quando o duelo tem início, o confronto se torna uma grande ameaça à paz mundial.



Como se não bastasse em “Superman III” terem transformado a franquia numa peça cômica que não condizia com os dois primeiros filmes, nesta quarta aventura do Homem de Aço amenizam na dose cômica, mas erram bruscamente com um roteiro cafona e mal escrito, junto a uma produção ralé e vergonhosa. 

Além de tentar trazer algum acréscimo à mitologia de Karl El criando uma relação com a kryptonita, “Superman IV – Em Busca da Paz” busca investir no mito, na imagem heroica de um homem que se dedica não só aos Estados Unidos, mas que se preocupa com o mundo. E que decide usar o seu poder para acabar com os conflitos entre as nações e as ameaças nucleares que podem acabar com a humanidade. Claro que os empresários do ramo armamentista não vão gostar nada da ideia, e decidem juntar-se a Lex Luthor, que foge mais uma vez da prisão com mais um plano mirabolante em mente onde o único objetivo é destruir o Superman. Daí, Lex assume o comando do império bélico e cria, através do DNA contido em um fio de cabelo do Homem de Aço, um androide com os mesmos poderes do herói e que irá retardar os planos de paz da humanidade. 


A história por si só já é um baita exagero, mas, tratando-se de Superman e Lex Luthor seria até relevante se tal história fosse transmitida com a seriedade e competência dos dois primeiros filmes. Não chega a ter a áurea cômica existente no terceiro, mas ainda assim, o humor aqui é desequilibrado fazendo mais uma vez o Superman parecer um comediante. 

Lidar com algo tão complexo como o poder bélico de um país, onde envolve inúmeros interesses políticos, não basta apenas o Superman aparecer numa reunião da ONU e declarar que irá acabar com as ameaças nucleares, e assim, TODOS os países acatarem isso pacificamente. Vemos hoje em dia que a coisa não é tão simples assim. E ainda, logo em seguida temos uma sequencia onde os países lançam os seus misseis para o espaço e o Superman junta todos numa rede gigante (?) para depois jogá-los no Sol. 


Em meio a isso, aparece Lex Luthor com o seu androide que causa mais risos do que espanto. As lutas entre ele e o herói são insossas e sem nenhum ritmo, seguidas por efeitos capengas que deram ao filme uma indicação ao Framboesa de Ouro de Piores Efeitos Especiais. 

Já o elenco também não convence. Christopher Reeve até tenta, e consegue ser o mais agradável, principalmente por causa do seu carisma. Mas a ator parece não acreditar na história escrita a oito mãos pelos roteiristas Lawrence Konner, Mark Rosenthal, Joe Shuster e Jerry Siegel, a partir de um argumento oferecido pelo próprio Reeve. Talvez por ter acreditado na força de uma história envolvendo guerra nuclear, e no final, ter virado uma peça infantil e banal. 


Gene Hackman volta na pele do vilão Lex Luthor depois de desentendimentos com os produtores do terceiro filme onde não aceitou participar, e com a liberdade cômica, seu Lex está mais engraçado, exagerado nos trejeitos e pouco intrigante como nos dois primeiros. 

Margot Kidder foi deixada de fora do terceiro, ganha o seu espaço novamente neste quarto, mas continua apagada como Lois Lane, com uma química desgastada, e por vezes, forçada entre ele e o Superman. 


Portanto, “Superman IV – Em Busca Paz” é um exemplar totalmente descartável da franquia, onde juntamente com o terceiro filme consegue tirar todo o impacto da figura do poderoso Karl El, ou Superman. Um filme que trata o herói mais como uma figura cômica, do que propriamente como a imagem do salvador que o mundo precisa. E sem falar novamente da péssima história com cara de episódio televiso do que de um filme sobre um herói que conquistou milhões de pessoas em 1978 com o clássico “Superman – O Filme”.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

QUINTA FEIRA A CRÍTICA DE "SUPERMAN - O RETORNO" DE 2006

0 comentários: