Pages

segunda-feira, 15 de julho de 2013

G.I JOE - RETALIAÇÃO

G.I Retaliation-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Jon M. Chu
Elenco: Dwayne Johnson, Bruce Willis, Channing Tatum, Adrianne Palicki

NOTA: «««««

Sinopse: Um acordo entre as grandes potências define a redução das ogivas nucleares no mundo todo, mas os Estados Unidos, comandados pela organização Cobra, desconsideram o acerto e dão ínicio a um plano de proporções alarmantes. Enquanto isso, seguindo as ordens do presidente americano (Jonathan Pryce), o esquadrão de elite G.I. Joe é acusado de traição e, após ser atacado brutalmente, tem vários de seus integrantes mortos em combate. Agora, os poucos que sobreviveram vão contar com a ajuda do criador dos G.I. Joe, Joe Colton (Bruce Willis), para, liderados por Roadblock (Dwayne Johnson), revidar o ataque em grande estilo.


Após o êxito de “Transformers” em 2007, a Hasbro resolveu investir em adaptações dos seus brinquedos para o cinema. Se os robôs gigantes já eram um sucesso antes e deram certo na telona, a próxima empreitada foi a adaptação dos brinquedos “Comandos em Ação”. Ou, como no original, chamados de “G.I Joe”. 

Arrecadando um pouco mais de 400 milhões de dólares mundialmente, e custado 175 milhões, o primeiro “G.I Joe” não obteve o mega sucesso de Transformes, mas motivou a Paramont a investir num segundo. 


Modificando completamente a fórmula e deixando de lado toda e qualquer preocupação em desenvolver a história dos personagens, este “G.I Joe – Retaliação” muda a estratégia e opta por uma trama básica de vilões querendo dominar o mundo, e os G.I Joe incumbidos de salvá-lo. 

Mudando grande parte do elenco do original, o novo protagonista nesta continuação é Dwayne Johnson, e Bruce Willis participa oferecendo o charme e carisma que o tornaram um ator tão querido do gênero. Com a presença de dois astros como Johnson e Willis, “G.I Joe – Retaliação” ganha um destaque maior, e o diretor Jon M. Chu, que entra no lugar de Stephen Sommers, investe pesado em seqüências de ação movidas a muitas explosões, tiros e lutas corpo a corpo. 


No final das contas, este segundo filme consegue um resultado superior ao original justamente por reconhecer não ter uma grande história, e investir seus recursos no entretenimento. Não saímos do cinema lembrando quais são os personagens ou discutindo situações marcantes da história. É um filme que usa a marca “G.I Joe” dos brinquedos para se vender, e aproveitando a carona, chamam dois atores rentáveis do gênero de ação para aumentar ainda mais o interesse do público pelo filme. Por fim, o longa não se diferencia de outros trabalhos “testosterona” dos atores, e consegue como diversão ser mais empolgante e divertido que o seu predecessor. Principalmente por causa do carisma de Johnson e Willis.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: