Pages

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SPRING BREAKERS - GAROTAS PERIGOSAS

Spring Breakers-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Harmony Korine
Elenco: James Franco, Selena Gomez, Vanessa Hudgens, Ashley Benson

NOTA: «««««

Sinopse: Candy (Vanessa Hudgens), Faith (Selena Gomez), Brit (Ashley Benson) e Cotty (Rachel Korine) são quatro jovens inconsequentes que assaltam um restaurante para poderem juntar dinheiro e tirar férias na praia durante a primavera norte-americana, num período conhecido como "spring break". No local, elas se envolvem em confusões e acabam presas. Na delegacia, conhecem um criminoso barra pesada (James Franco) que se encanta por elas e tenta convencê-las a integrar seu grupo.


Muito sexo, drogas e adolescentes impulsivos buscando viver a vida sem medo das conseqüências. “Spring Breakers” usa esta realidade (não digo atual, pois adolescente sempre foi assim independente do período) para contar a história de quatro garotas que estão cansadas da mesmice de suas vidas e decidem tirar férias. Sem dinheiro, roubam uma lanchonete e viajam rumo à Flórida. Lá, são pegas numa festa com bebidas e drogas e acabam presas. Passam-se algumas horas e um traficante da região paga a fiança das meninas em troca de um trabalho sujo. 

Não considero “Spring Breakers” uma maravilha de filme, mas confesso que me surpreendeu conseguindo ser além do que esperava. O diretor Harmony Korine, que também escreveu o roteiro, nos entrega um exímio exemplar da juventude atual, desde o seu comportamento até os anseios e curiosidades da maioria dos jovens. Mostrando festas, uso de drogas, bebidas e criando uma alta tensão sexual presente ao longo de todo o filme, “Spring Breakers” é uma obra claustrofóbica que te imerge em um mundo melancólico, cheio de prazeres, mas sem vida. 


Korine filma com closes e inverte a câmera como se as personagens estivessem em transe. A fotografia escura cheia de luzes neon transmite essa sensação de tristeza e vazio acompanhada de uma trilha sonora movida por hip hop e rap que tipificam a geração atual. 

Mas se Korine acerta em transmitir com tanta veracidade e realismo esse mundo de criminalidade, drogas, bebidas e sexo, por outro lado ele derrapa em pouco ousar na sua história. Colocar as quatro protagonistas dentro desse ambiente soa como pretexto para Korine esbanjar sexualidade, com repetidas seqüências de festas, prazer e mulheres lindíssimas dançando sem roupa. 


São tão pouco explorados os problemas das protagonistas que não conseguimos nos identificar com nenhuma delas. O que mais chama a atenção é ver atrizes como Selena Gomez ou Vanessa Hudges de biquíni em cenas sensuais, do que necessariamente entender o que se passa com cada uma delas para decidirem entrar naquele mundo. Tudo bem que adolescente age por impulso e curiosidade, mas elas já estavam mal e infelizes com suas vidas e isso o filme não se aprofunda. E a cena final não convence nenhum pouco por ser exagerada e improvável de acontecer numa história que é pautada no realismo. 

Apesar das atrizes Selena Gomez, Vanessa Hudgens, Ashley Benson e Raquel Korine estarem ótimas como o quarteto principal, quem de fato dá um show é James Franco na pele do traficante de armas e drogas chamado de Alien. Com cabelo de trancinha e dentes de ouro, Franco assusta, causa repulsa e apresenta sua atuação mais emblemática da carreira até agora. Sua presença em cena traz imponência e instabilidade, gerando um desconforto sensacional ao longo do filme. 


Como representação da realidade da juventude atual. “Spring Breakers” é excelente nesse quesito. Mas deixa de explorar os seus personagens deixando um abismo grande entre o público e eles. No entanto, merece ser visto não só por causa dessa realidade triste dos jovens, mas pela atuação memorável de Franco.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: