Pages

terça-feira, 23 de julho de 2013

HEMINGWAY E MARTHA

Hemingway & Gellhorn-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Philip Kaufman
Elenco: Nicole Kidman, Clive Owen, Molly Parker

NOTA: «««««

Sinopse: Após uma pescaria bem sucedida, o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen) conhece Martha Gellhorn (Nicole Kidman) em um bar. Interessado nela, logo a convida para um evento que ocorrerá em sua casa, onde serão discutidos meios de ajudar a defesa republicana espanhola em meio ao ataque fascista do general Franco. Neste encontro ela conhece John dos Passos (David Strathairn) e Paco Zarra (Rodrigo Santoro), que insistem para que ela vá ao front e divulgue o que está acontecendo nos jornais. Animada com a ideia, Gellhorn consegue um emprego como corresponde de guerra e parte para a Espanha. Ao saber da notícia Hemingway também vai ao país, no intuito de ajudar na confecção de um documentário sobre a batalha. Lá eles ficam hospedados no mesmo hotel e se aproximam cada vez mais, iniciando um romance que reúne paixão e inteligência.


“Hemingway & Martha” relata, sob o ponto de vista de Martha Gellhorn, que foi uma das mais importantes correspondentes de guerra dos Estados Unidos, o romance que a jornalista/escritora viveu com o também escritor Ernest Hemingway, um dos mais aclamados autores da história norte americana tendo escrito obras de sucesso como “Porque Os Sinos Dobram” e “Adeus às Armas”. 

Dirigido por Philip Kaufman, que colaborou com Steven Spielberg ao roteirizar os filmes da série Indiana Jones, exceto o segundo, e que dirigiu filmes marcantes como “Os Eleitos” e o sucesso “A Insustentável Leveza do Ser”, Kaufman retorna ao posto de diretor com este telefilme produzido pela HBO sobre a relação de Hemingway com Martha Gellhorn. 


Mostrando um domínio narrativo exímio sempre fluindo a história de maneira a nunca deixa-la cair no marasmo, Kaufman apresenta um filme que ao mesmo tempo em que explora a relação conturbada e fervorosa entre os dois escritores, também abre espaço para mostrar as atrocidades da guerra, ainda que seja bem superficialmente, mas que traz algo a mais ao filme. 

Uma escolha interessante de Kaufman durante a narrativa foi mesclar imagens de arquivos com as imagens do próprio longa intercalando mudanças súbitas na fotografia do filme. Ora temos uma filmagem em preto em branco, em outros momentos em tom sépia ressaltando o estilo antigo de filmagem, e criando a sensação de estarmos vendo momentos reais gravados ao vivo. O problema é que tal façanha seja muitas vezes abrupta e usada em momentos inadequados prejudicando a eficiência da ideia. Mas não deixa de ser algo diferente e original. 


Nicole Kidman, como há muito tempo não se via, interpreta com sutileza e emoção Martha Gellhorn, mostrando com muito talento o amadurecimento da personagem ao longo da história. E Clive Owen (que aqui achei muito parecido com Nicolas Cage) traz um Ernest Hemingway caótico e perturbado, mas que transmite carisma e afinidade com o público. 

Hemingway e Martha” é um exemplar eficiente dirigido por Philip Kaufman. Um ótimo filme dessa leva de ótimos trabalhos que a HBO vêm realizando nos últimos anos. Uma obra que não só traz dois excelentes atores em duas excelentes interpretações, como possui uma direção criativa, ainda que não perfeita, mas criativa e interessante de Kaufman.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: