Pages

domingo, 14 de julho de 2013

O NEGOCIADOR

Whole Lotta Sola-INGLATERRA/IRLANDA
Ano: 2013 - Dirigido por: Terry George
Elenco: Brendan Fraser, Albert Brooks, David O´Hara

NOTA: «««««

Sinopse: O filme tem Fraser como um americano, proprietário de uma loja de calçados, aprisionado no meio de um assalto mal sucedido. O ladrão é Jimbo (Martin McCann), um jovem pai desesperado que precisa saldar suas dívidas de jogo ou, então, perder o filho bebê para um gangster local (David O’Hara). Enquanto é mantido como refém em sua loja, Joe Maguire (Fraser) é obrigado a ajudar o ladrão, o que pode ser extremamente difícil, já que a polícia e SWAT cercam o local.


“O Negociador” está sendo vendido erroneamente pela Califórnia Filmes aqui no Brasil com sendo uma fita de ação. Desde capas, pôsteres e propagandas oferecidas pela empresa, tudo sugere que “O Negociador” é esse tipo de filme. Ledo engano! Estrelado por Brendan Fraser e dirigido por um tal de Terry George, que fez o excelente “Hotel Ruanda”, o filme é uma produção inglesa/irlandesa que se intitula uma comédia onde busca ter aquele humor negro e reviravoltas inesperadas de um “Na Mira do Chefe”. As intenções são boas e a história até possui potencial para seguir caminhos interessantes, mas a má execução do material impedem o filme de ir além e o que temos é um embaralhado de situações, um desenrolar longo e uma narrativa lenta e cansativa. 

A história foca em vários personagens que em determinado momento irão se encontrar, desencadeando o momento clímax da história. Primeiro, temos Fraser como um americano que está na Irlanda cuidando, temporariamente, da loja de moveis antigos do irmão que viajou para África. Em segundo, um rapaz endividado com um gangster que ameaça pegar o seu filho como forma de pagamento, então, ele decide roubar uma loja de peixes e durante a fuga se esconde na loja de Fraser. Em terceiro, temos um policial interpretado por Colm Meaney que com o ocorrido acaba tomando a frente do caso. E sem falar do próprio gângster que teve uma bolsa muito valiosa roubada pelo rapaz endividado durante o assalto na loja de peixes. 


Como você pode ver são diversas situações que equivocadamente se cruzarão gerando todos os conflitos e revezes do roteiro. Mas o problema não acaba sendo apenas a forma pouco criativa e empolgante com que o diretor Terry George faz esse cruzamento de tramas, mas o roteiro opta por injetar momentos sentimentais ligando certos personagens com motivos estúpidos e extremamente mal explorados pelo roteiro. Além de não acrescentarem nada e não trazer profundidade alguma aos personagens, o ritmo do filme só despenca ainda mais. 

A tentativa de fazer esse humor mais fechado e seco, típico dos europeus, com pitadas de ação e revelações surpreendentes, não surte efeito e o resultado é um ótimo sonífero. Como consolo, destaco a bonita e bem realizada fotografia. Mas de resto, “O Negociador” é um exemplar fraquíssimo.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: