Pages

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O VERÃO DA MINHA VIDA

The Way, Way Back-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Nat Faxon e Jim Rash
Elenco: Steve Carell, AnnaSophia Robb, Toni Collette

NOTA: «««««

Sinopse: Duncan (Liam James) é um garoto de 14 anos que vive com a mãe e não suporta o namorado dela, Trent (Steve Carell), que volta e meia o menospreza. Eles viajam para uma casa de praia durante o verão, juntamente com a filha de Trent, Laura (Devon Werden). Deslocado em meio aos amigos de Trent e até mesmo com a própria mãe, Duncan passa os dias pedalando pelas redondezas. Num de seus passeios ele conhece Owen (Sam Rockwell), um cara despojado que trabalha no parque de diversões aquático local. Não demora muito para que o garoto se aproxime dele, especialmente quando consegue um emprego de verão no próprio parque.


O filme independente do ano! Sucesso no festival de Sundance, o filme me lembrou de “Os Descendentes”, não pelo conteúdo, mas pela repercussão que vêm tendo. E também o roteiro foi escrito por Nat Faxon e Jim Rash, que escreveram “Os Descendentes” e também dirigem o filme, e mais uma vez, abordam conflitos familiares e partem desse pretexto para falar de amadurecimento. 

O filme é simples e foca em Duncan (Liam James), um garoto cuja mãe esta se relacionando com um sujeito arrogante chamado Trent (Steve Carrell, ótimo!), e toda a família viaja de férias para a casa de praia de Trent. Duncan é um garoto solitário, fala pouco e se sente abandonado pelo pai, e sofre com o relacionamento da mãe. Lá, ele irá conhecer uma menina chamada Susanna (AnnaSophia Robb, linda!) e fará amizade com o dono do parque aquático da cidade chamado Owen (Sam Rockwell, excelente!), que transformará sua vida mostrando a importância de ser o que é e lutar pelos sonhos. 


“O Verão da Minha Vida” não é tão emocionante quanto “Os Descendentes”, mas percebe-se o mesmo estilo de texto e desenvolvimento que se teve no longa de Alexander Payne. O filme se sustenta principalmente pelos atores que estão ótimos trazendo maior interesse por seus personagens. Destaco a atuação de Steve Carrell, acostumado com papeis de pessoas bobas e desajeitadas, o ator surpreende com o tipo arrogante e infiel, causando revolta e repulsa por sua pessoa. Já o protagonista Liam James ganha força quando está ao lado de Sam Rockwell e da bela e cativante AnnaSophia Robb (pra quem não conhece, ela foi a menininha que masca chiclete na “A Fantástica Fábrica de Chocolate” com Johnny Depp, mas agora, bem crescida). 

Falando de amadurecimento e da importância de amigos e saber viver sem medo ou restrições, “O Verão da Minha Vida” acerta por explorar as relações de Duncan com a mãe e principalmente os amigos do parque. O ser humano não é ninguém sozinho, e amigos são fundamentais para o nosso crescimento, e sem eles, é impossível se sentir parte desse mundo. 


Abordando de forma simplória sem grandes reviravoltas ou momentos dramáticos, “O Verão da Minha Vida” merece ser visto e apreciado com o coração aberto. O filme independente do ano que vêm fazendo grande sucesso, não duvido nada que talvez receba uma indicação ao Oscar de Melhor Filme. E ainda que não, ao menos vale a experiência agradabilíssima proporcionada pela obra. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: