Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

POLISSIA

Polisse-FRANÇA
Ano: 2011 - Dirigido por: Maïwenn
Elenco: Karin Viard, JoeyStarr, Marina Folis

NOTA: «««««

Sinopse: Diariamente, um grupo especializado da polícia francesa precisa lidar com duros crimes envolvendo crianças. A rotina envolve prisão de pedófilos, interrogação de pais abusivos e o cronfronto com menores infratores. Dentro deste universo, a vida privada de cada policial encontra pouco espaço, apesar de ser difícil manter o equilíbrio entre as duas partes. Essa dinâmica sofre sérias mudanças quando Melissa (Maïwenn), uma fotógrafa enviada pelo Ministério do Interior, passa a acompanhar as missões.


Algo que gosto no cinema europeu, principalmente no francês e alemão, é a maneira crua e incisiva com que apresentam certos acontecimentos da vida. Este “Polissia” acompanha um grupo especializado da policia francesa em casos envolvendo menores de idade, como estupros, aliciamento, etc. O cotidiano dos policiais é repleto de casos que irão mexer com o íntimo de cada um, e juntando isso com a vida pessoal, há dias em que o convívio torna-se estressante e desesperador. 

Dirigido por Maïwenn Le Besco, que também atua no filme, “Polissia” é o retrato cru e sem floreios da sociedade, com casos, às vezes, inimagináveis de se acreditar, envolvendo pais, professores, amigos, etc. A demonstração de que não estamos livres de pessoas com intenções dúbias, e que em qualquer lugar podemos encontrar alguém assim. 


Apesar dessa abordagem maravilhosa de “Polissia”, Maïwenn se perde durante a construção de sua história. A diretora cria momentos angustiantes quando decide focar nos casos de abuso, mostrando a dor das crianças, e principalmente as reações dos acusados. Entretanto, em meio a isso, “Polissia” erra por querer se preocupar com todos os integrantes do grupo policial. Temos a policial com anorexia, o outro que acaba de se separar da esposa, o policial com problemas no casamento que se apaixona pela nova funcionária do grupo (uma fotografa enviada para tirar fotos dos casos, interpretada, aliás, pela própria diretora), tramas estas que não são muito bem construídas, tirando todo o impacto de suas resoluções. 

Porém, há os seus méritos. “Polissia” é um filme competente que não cai no sensacionalismo, buscando de maneira sóbria mostrar os casos resolvidos pela Brigada de Proteção a Menores na França. Há momentos emocionantes, um deles que expõe não um caso de abuso, como é comum no departamento, mas de situação econômica onde uma mãe leva o filho para entregá-lo aos policiais por não ter condições de alimentá-lo e oferecer um local confortável para a criança dormir. Um filme coerente que transmite com indignação e revolta uma realidade desumana e desconfortável, mas, infelizmente, real. 

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: