Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ROTA DE FUGA

Escape Plan-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Mikael Hafstrom
Elenco: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel

NOTA: «««««

Sinopse: Ray Breslin (Sylvester Stallone) é a maior autoridade existente ao se falar em segurança. Após analisar diversas prisões de segurança máxima, ele desenvolve um modelo à prova de fugas. Quando é preso, Ray é enviado justamente para a prisão que criou. Lá ele precisa encontrar uma brecha não imaginada até então, que permita sua fuga.


Quando vou assistir a algum filme estrelado por Sylvester Stallonne ou Arnold Schwarzenegger, busco ver sempre com outros olhos e extrair ao máximo a proposta de seus trabalhos. Quando anunciaram este “Rota de Fuga”, onde os dois ícones do cinema de ação norte-americano estariam dividindo a tela mais uma vez, porém, agora, apenas com os dois, fiquei interessado. Ao término da sessão, saí extremamente feliz por ter assistido um exemplar eficiente de ação, digno dos seus anos dourados, e dentro de um contexto velho, o de fuga de prisão, mas que sempre proporcionou ótimos filmes ao longo dos anos. 

Na trama, Ray Breslin (Stallone) possui a função de avaliar as prisões americanas buscando falhas e possibilidades de fuga. Ele já conseguiu escapar de todas as prisões de segurança máxima onde esteve preso, ao ponto de ter escrito um livro contendo todas as informações para se criar um modelo a prova de fugas. Porém, certo dia, Breslin aceita um trabalho ultra secreto onde é enviado para uma prisão privada em local desconhecido, sem informações e contato interno. Enganado, Breslin começa uma amizade com Emil Rottmayer (Schwarzenegger), detendo, que o ajudará com o plano de escape. 


Dirigido pelo sueco Mikael Hafstrom, que dirigiu filmes bons como “1408” e “O Ritual”, “Rota de Fuga” traz o espírito da fase de sucesso dos dois astros protagonistas com seriedade e foco. Diferente dos seus últimos filmes que apostavam no humor relacionado com a velhice de Stallonne e Schwarzenegger, aqui não temos isso. Ambos encarnam com vigor e competência o estereótipo “motherfucker” como se fossem jovens, e a fator “idade” nem interfere e tão pouco nos lembramos disso. 

E mais ainda, “Rota de Fuga” traz um Stallonne encarnando não unicamente o cara fortão e bom de briga, mas um sujeito inteligente e estrategista. Grande parte da duração do longa se concentra no desenvolvimento dos protagonistas em fugir da prisão, o que resulta numa competente direção de Hafstrom que cria um ritmo empolgante, que confesso, me lembrou “Missão Impossível”, e no final traz ainda uma seqüência de ação no melhor estilo oitentista, com tiros que nunca pegam nos protagonistas, Schwarzenegger metralhando os vilões e Stallonne soltando um “BUM!” antes de ocasionar uma explosão. Momentos galhofas, mas que remetem o melhor da carreira de cada um, o que faz de “Rota de Fuga”, dentro desse contexto, o melhor exemplar dos atores nos últimos anos. 


Competente, divertido, empolgante e tratando Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger com seriedade, “Rota de Fuga” me surpreendeu despertando o interesse de querer ver mais filmes do eterno Rambo e Exterminador. As “quatro estrelas” podem parecer um exagero para um filme estrelado por esses atores, mas se você for avaliar bem o objetivo e o gênero cinematográfico que estamos falando aqui, então verá que “Rota de Fuga” vale e muito a pena.

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Pablyne Martins disse...

Esse filme é uma tentativa fracassada de recriar uma mistura de Fuga de Alcatraz e Um Sonho de Liberdade,segue a mesma linha dos clássicos, com o diferencial de ser um filme pipoca e cometer terríveis deslizes no fraco roteiro. Eu nao nego que a dupla legendária gera uma adrenalina nostálgica, o que deve alegrar os fãs dos filmes de ação. Em cena, os dois relembram sequências de outras obras do gênero, uma grande homenagem para os fãs dos artistas. a participação especial de Sam Neill (Para Sempre) mal é notada, seu personagem é pouco aproveitado na trama, uma pena!Eu conferi por mera curiosidade mas no momento desliguei o meu pensamento comprei uma pipoca e me diverti,Mas tinha coisas melhores pra fazer com o meu tempo!!! ^^