Pages

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SE NÃO NÓS, QUEM?

Wer Wenn Nicht Wir-ALEMANHA
Ano: 2011 - Dirigido por: Andres Veiel
Elenco: August Diehl, Lena Lauzemis, Andreas Dohler

NOTA: «««««

Sinopse: No início dos anos 1960, Bernward Vesper (August Diehl) e sua amiga de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis) se apaixonam no meio da atmosfera da Alemanha Oriental. O casal funda uma pequena editora que, já no primeiro trabalho, causa polêmica: trata-se de um trabalho antigo do pai de Bernward, famoso autor nazista. O questionamento inaugura novos rumos na vida do casal em uma era de mudanças.


“Se Não Nós, Quem?” nos traz as conseqüências deixadas pelo nazismo, após a Segunda Guerra, durante o período da Guerra Fria na geração jovem alemã. A história apresenta Bernward Vesper e Gudrun Ensslin, um casal de adolescentes que começam um relacionamento na faculdade, e apaixonados pela literatura, decidem fundar uma editora. O primeiro livro publicado é um antigo trabalho do pai de Bernward, polêmico autor nazista, que causa grande controversa e polêmica, já que a Alemanha Ocidental sofria com o pós-guerra, e também com a luta dos jovens pela queda do poder autoritário e a implantação da democracia. 

As lutas de 1968 na Alemanha, com os diversos ataques terroristas que tiveram, sempre foi um tema constante no cinema alemão, em filmes onde não se tinha uma visão muito agradável dessa realidade, e muito menos fantasiosa. Obras como “Bom Dia, Noite” (2003), “Os Sonhadores” (2003), “Amantes Constantes” (2005), “O Grupo Baader Meinhoff” (2008) e o mais recente “Carlos, o Chacal” (2010) são provas desse retrato realista e cru da realidade alemã na década de 60. 


Este “Se Não Nós, Quem?” mostra também os primeiros passos do Grupo Baader Meinhoff, mas não é esse o foco. O filme dirigido por Andres Veiel intercala cenas de arquivo das revoluções com o desenvolvimento do casal protagonista, e como essa realidade afetará a visão de cada um sobre aquele mundo. O filme deixa a desejar na construção dessa trajetória dos protagonistas, criando um romance resumido e pouco envolvente do casal, passando pelos anos com rapidez impedindo de se interessar mais por cada um deles e o caminho que seguem na vida. 

Se Não Nós, Quem?” não é um dos mais memoráveis filmes que falam sobre a juventude revolucionária alemã, mas possui suas qualidades como a ótima edição e a maneira pulsante com que Andres Veiel nos apresenta os momentos revolucionários do período, trazendo imagens de arquivos acompanhadas de uma excelente trilha sonora. Mas ainda assim, é um exemplar "normal" e nada impressionante.

Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: