Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

INTOCÁVEIS

Intouchables/FRANÇA
Ano: 2012 - Dirigido por: Eric Toledano e Olivier Nakache

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.


A França nunca viu um filme seu fazer um sucesso mundial tão grande como este “Intocáveis”, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, que assinam também o roteiro, e estrelado por François Cluzet e Omar Sy. 

Mas também é impossível não gostar de “Intocáveis”. O filme narra à história de um aristocrata francês tetraplégico que contrata um jovem rapaz para ser o seu cuidador. Porém, o que era uma experiência de um mês, torna-se uma amizade de anos que dura até os dias de hoje. 


“Intocáveis” não parece em nenhum momento com aquele típico filme francês de linguagem lenta, humor contraído e ritmo devagar. Aliás, talvez essa identificação do mundo com o filme seja devido a sua linguagem tradicional, a história de companheirismo e amizade e as excelentes atuações. Uma mistura onde cada elemento foi dosado perfeitamente, principalmente o humor e o drama, gerando assim, um filme divertido, envolvente, que em nenhum momento torna-se cansativo, muito pelo contrário, ao término queremos continuar assistindo mais e mais. 

Em certo momento, a obra me fez lembrar brevemente de “Perfume de Mulher”, onde ali também tínhamos um deficiente que contratava um jovem para cuidar de si, e ambos começam a viver uma grande aventura juntos, aonde cada um vai aprendendo com o outro. Aqui, basicamente é isso. Temos duas pessoas com características totalmente opostas, mas que vão se encaixar maravilhosamente bem com o tempo, e nos momentos mais difíceis, a amizade entre os dois será um forte aliado.


Os atores François Cluzet e Omar Sy são sem dúvida a melhor coisa do filme. Pois se a química entre eles não funcionasse, a amizade entre ambos não seria convivente e muito menos interessante de se assistir. Aqui, os dois atores dão um show de atuação, e considero os grandes responsáveis por boa parte do dinamismo e interesse do público pela história. 

Enfim, “Intocáveis” é um grande filme, que fala de amizade, união, força, companheirismo sem nunca parecer forçado ou novelesco. Um filme para se assistir de coração aberto, se emocionar e dá ótimas risadas.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: