Pages

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TOP 10 - OS MELHORES FILMES DO ANO DE 2012

Olá a todos, sou Matheus C. Vilela, comentarista de cinema do site Lumi7 e daqui do blog Lyons Movie Set. Confira abaixo o meu Top 10 dos Melhores Filmes lançados em nossos cinemas em 2012, acompanhado de breves comentários sobre cada filme.

Agradeço ao carinho de todos e desejo um Feliz 2013!

Obs: A lista está em ordem alfabética.

01. 007 - OPERAÇÃO SKYFALL

Já falei inúmeras vezes que nunca fui fã de James Bond. Nada contra, apenas não era fã. Mas comecei a gostar do personagem lá em “Casino Royale”, no entanto, neste “Skyfall” o diretor Sam Mendes consegue misturar a nostalgia do Bond antigo com o estilo de se fazer ação do cinema atual, resultando em uma obra impecável, empolgante, com momentos divertidos e que muito acrescenta a mitologia do personagem. Um final arrasador e um vilão brilhante interpretado por Javier Barden. O melhor filme já feito de James Bond!

02. ARGO

Já é fato que Ben Affleck é bem melhor como diretor do que como ator. O astro achou o seu lugar por trás das câmeras e com apenas três filmes como diretor no currículo, Affleck conseguiu ganhar a admiração de Hollywood, do público e restaurar o seu respeito na carreira. Este seu terceiro trabalho chamado “Argo” é o melhor filme de sua carreira por trás das câmeras até então, e consegue pegar um acontecimento histórico realmente cinematográfico e adaptar para as telas de maneira sublime, empolgante e belíssimo de se acompanhar. Alan Arkin e John Goodman merecem destaques por suas excelentes atuações!

03. BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Fazendo contraste com o clima pipoca de “Os Vingadores”, “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” encerra a trilogia iniciada por Christopher Nolan em 2005 com “Batman Begins”. Não é o melhor dos três, mas encerra com competência a história, possui um clima envolvente e momentos marcantes, principalmente os confrontos entre Batman e o vilão Bane. E mesmo com problemas de ritmo e edição em alguns momentos, “The Dark Kinight Rises” é um desfecho digno de aplausos.

04. CAVALO DE GUERRA

Steve Spielberg nos apresenta uma homenagem ao cinema em sua Época de Ouro, onde tínhamos aqueles épicos como “E o Vento Levou”. Sem dúvida, um filme fora do tempo que lançado hoje pode causar estranheza para alguns, porém, Spielberg juntamente com a nostalgia que traz ao longo do filme nos emociona e encanta com cenas apoteóticas do cavalo Joey durante a Primeira Guerra Mundial. Um filme de cabeceira para se deleitar assistindo!

05. OS DESCENDENTES

Um dos fortes candidatos nas premiações do início deste ano, Alexander Payne com sua simplicidade em contar histórias, fala aqui de família e dos seus contrastes. Temos uma trilha e condução excelentes e um George Clooney impecável emocionando e fazendo rir.

06. DRIVE

Ryan Gosling dando um show neste thriller dirigido por Nicolas Winding Refn que nos encanta não só por suas cenas bem pensadas e bem filmadas, mas pela competência com que cria a ação e realiza as reviravoltas na história. Empolgante e belo do inicio ao fim, outro grande destaque de “Drive” é a sua trilha sonora, com músicas escolhidas a dedo e que se encaixam maravilhosamente nas cenas. Digno de ser visto e revisto!

07. FRANKENWEENIE

Tim Burton faz aqui o seu melhor filme do século XXI. Nunca vi o diretor tão sensível, até mais do que em “Edward – Mãos de Tesoura”. “Frankeweenie” é uma homenagem do diretor aos filmes de horror que marcaram a sua infância e uma autobiografia de sua própria infância. Burton faz um filme autoral onde coloca todo o coração conseguindo não só empolgar, mas também nos emocionar. A melhor animação de 2012!

08. A INVENÇÃO DE HUGO CABRET

Outra grande homenagem aos primórdios do cinema, Martin Scorsese brilha em seu primeiro longa infantil falando de família, sonhos e trazendo um relato da vida de Georges Méliès, que foi um dos primeiros diretores de filme da história.

O longa possui uma produção incontestável, desde a fotografia, passando pela trilha sonora até os maravilhosos efeitos especiais, e ainda, “A Invenção de Hugo Cabret” é o melhor uso do 3D já feito até agora.

09. MOONRISE KINGDOM

Os filmes de Wes Anderson divergem muitas opiniões, quem não curte o seu estilo de cinema não curte mesmo, já quem gosta é fã em absoluto. Em “Moonrise Kingdom” o diretor fala sobre infância, as descobertas e os momentos complexos ao longo dela. De maneira sutil, sem exageros e com o seu estilo habitual de filmar, sempre com enquadramentos precisos e milimetricamente pensados, “Moonrise Kingdom” é um dos mais interessantes e divertidos filmes de sua carreira. Vale a pena!

10. OS VINGADORES

Os Vingadores é um filme de fã, mas que, capta a atenção e empolga mesmo para aqueles não habituados com o universo Marvel. O terreno foi muito bem preparado nos filmes solos dos heróis anteriormente, e o longa também traz a nostalgia daquela época pura dos super heróis, onde não se tinha violência explicita e clima sombrio e pesado. Aqui, além de bastante divertido, os efeitos são excelentes e as cenas de ação memoráveis. Ainda que não perfeito, é um filme pipoca da melhor qualidade!

Em breve... ainda está semana... o TOP 10 dos PIORES FILMES DE 2012
Aguarde...

1 comentários:

J. BRUNO disse...

Ainda não assisti nem "Argo" (que quero muito ver", nem "Os Vingadores" (que conferirei, mas sem pressa), dentre os outros só discordo da menção do "Cavalo de Guerra", que é na minha opinião um filme bem irregular...

Que 2013 venha repleto de realizações e sucesso para ti Matheus. Um forte abraço cara!

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2012/12/batman-o-cavaleiro-das-trevas-ressurge.html