Pages

sexta-feira, 14 de junho de 2013

ALÉM DA ESCURIDÃO - STAR TREK (3D)

Star Trek Into Darkness-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: J. J Abrams

Sinopse:Em sua nova missão, a tripulação da nave Enterprise é enviada para um planeta primitivo, que está prestes a ser destruído devido à erupção de um vulcão. Spock (Zachary Quinto) é enviado para dentro do vulcão, onde deve deixar um dispositivo que irá congelar a lava incandescente. Entretanto, problemas inesperados fazem com que ele fique preso dentro do vulcão, sem ter como sair. Para salvá-lo, James T. Kirk (Chris Pine) ordena que a Enterprise saia de seu esconderijo no fundo do mar, o que faz com que a nave seja vista pelos seres primitivos que habitam o planeta. Esta é uma grave violação das regras da Frota Estelar, o que faz com que Kirk perca o comando da nave para o capitão Pike (Bruce Greenwood). A situação muda por completo quando John Harrison (Benedict Cumberbatch), um renegado da Frota Estelar, coordena um ataque a uma biblioteca pública, que oculta uma importante base da organização. Não demora muito para que Kirk seja reconduzido ao posto de capitão da Enterprise e enviado para capturar Harrison em um planetóide dentro do império klingon, que está à beira de uma guerra com a Federação.


O diretor J.J Abrams (da série “Lost” e “Alias”) foi o responsável por reacender o universo “Jornada nas Estrelas” nos cinemas, trazendo um filme encabeçado por atores jovens, mantendo e respeitando a mitologia da série e dos filmes antigos, criando não só algo para os fãs, mas também abrindo o leque para os leigos em relação a “Star Trek” se entregarem por completo. 

Após o sucesso e a excelente recepção de “Star Trek”, lançado em 2009, chega aos cinemas a tão esperada continuação que mostra não só a competência de J. J Abrams como diretor, como também comprova ser ele a pessoal ideal para dirigir não só “Star Trek”, como o próximo capítulo da franquia “Star Wars”, que ele já está confirmado. Abrams entende o que é um universo de ficção cientifica, respeita os elementos já pré-estabelecidos da série (provando ser um grande fã), mas principalmente transpõe tudo isso de um jeito empolgante e divertido que serve para fãs e para o público em geral. Ou seja, Abrams não seleta e cria algo amplo para todos os públicos. 


Mais do que no anterior, temos neste filme cenas de ação excelentes, batalhas espaciais de tirar o fôlego (dando uma palha do que Abrams fará em “Star Wars”) e efeitos especiais que considero, até agora, os melhores do ano. O 3D ajuda bastante na imersão no universo, principalmente em momentos onde a câmera pega a grandiosidade das naves, ou em partes como, por exemplo, a Enterprise voando na velocidade da luz. 

Não posso deixar de elogiar a estupenda trilha sonora criada por Michael Giachinno (que levou o Oscar de Melhor Trilha Original por “Up – Altas Aventuras"). Giachinno repete o feito do último longa com uma trilha fundamental para nosso envolvimento na história. O tema principal é um dos mais marcantes dos últimos anos. 


O elenco também é outro destaque, principalmente Benedict Cumberbatch, que interpreta o vilão John Harrison. Chris Pine (Capitão Kirk), Zacuari Quinto (Spocl), Zoe Saldana (Uhura), Simon Pegg (Scotty) e                    os demais veteranos do elenco dão sua graça e carisma como fizeram em 2009, mas é Benedict Cumberbatch o grande destaque. Cumberbatch é um ator novo no cinema, seu primeiro longa foi em 2004, e é um ator que vêm se mostrando um dos mais talentosos da nova geração. Seu ponto alto foi quando interpretou o detetive Sherlock Holmes na excelente série “Sherlock” da BBC. Depois disso, as portas se abriram. Aqui em “Além da Escuridão”, Cumberbatch cria um vilão enigmático, desprovido de sentimentos que no falar já apresenta sua natureza insana. Mostrando ser um terrorista que pretende causar o caos por opiniões até plausíveis, detalhe este que o filme correlaciona com os tempos atuais, Cumberbatch entra no hall dos melhores vilões do cinema. 

Mas “Além da Escuridão – Star Trek” possui os seus problemas, e o mais notável deles se encontra na sua história, que não é ruim, mas nitidamente cai numa zona de conforto deixando de ir além do que poderia. Introduzindo um dos principais vilões do mundo “Star Trek”, o filme apresenta discussões interessantes acerca dos direitos humanos, terrorismo, imortalidade e outros assuntos usados apenas para resoluções básicas de roteiro. Nada que traga à história profundidade ou peso. A terrível guerra eminente contra o povo klingon apresentada no inicio do filme logo é esquecida e o foco torna-se a vingança do vilão.  


Entretanto, “Além da Escuridão – Star Trek”, ainda que com seus deslizes, não deixa de ser um filme imperdível. De ritmo incessante e cenas de ação eletrizantes, juntamente com uma produção belíssima, o segundo filme de “Jornada nas Estrelas” já cria grandes expectativas para um terceiro. Mais que recomendado!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: