Pages

quinta-feira, 27 de junho de 2013

GUERRA MUNDIAL Z (3D)

World War Z-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Marc Forster

Sinopse: Epidemia se espalha pelo mundo transformando as pessoas em mortos vivos. Até que surge Gerry Lane (Brad Pitt) numa missão para buscar uma solução a epidemia.


“Guerra Mundial Z” possui todos os requisitos necessários para um bom filme de zumbi. Tem suspense, ação, sustos e o planeta devastado e todo destruído por causa da epidemia que ninguém sabe como começou. E para deixar ainda mais atrativo, o longa é uma super produção orçada em 200 milhões com inúmeros efeitos especiais e cenas grandiosas que fazem jus ao custo, e um ator muitíssimo carismático trazendo alma ao filme. 

Na história uma epidemia se espalha pelo mundo transformando as pessoas em mortos vivos. Até que surge Gerry Lane (Brad Pitt) numa missão para buscar uma solução ao problema. 


Nunca li o livro de mesmo nome escrito por Max Brooks, mas receio em acreditar que a trama seja algo tão comum e previsível como a apresentada no filme. Como falei no inicio, “Guerra Mundial Z” possui todos os elementos essenciais de um filme de zumbi, e todos feitos com extrema competência técnica e méritos também para a direção de Marc Foster (“Em Busca da Terra do Nunca”, “Mais Estranho Que A Ficção”), que cria um suspense instigante e empolgante. 

No entanto, o longa é uma grandiosidade visual que no fundo soa vazia e banal. É uma maravilha assistir cenas dos zumbis perseguindo Brad Pitt em Israel, derrubando helicópteros e por ai vai, mas a falta de argumentos interessantes, ou pelo menos mal adaptados aqui, deixam a sensação de incompletude. Quando surge uma possível “esperança” para salvar os não contaminados, que resulta na criação de doenças hibridas para aplicar na população sobrevivente e criar assim uma camuflagem, já que os zumbis não sentem a presença dos doentes, tal argumento não causa impacto algum soando como mera resolução de roteiro colocada ali apenas para se ter uma reviravolta e um final esperançoso. 


Os motivos do porque Israel vinha resistindo a epidemia e as hipóteses de seu surgimento na Índia são citadas, esquecidas e pouco estudadas pelo roteiro, que parece querer agradar o público apenas com a ação e o suspense. 

Não estou dizendo que “Guerra Mundial Z” é um filme ruim, porque definitivamente não é. O 3D é impecável e ajuda muito na nossa imersão no ambiente hostil do planeta, mas, infelizmente, “Guerra Mundial Z” não passa disso, sendo que poderia ser bem mais. A sensação que senti quando terminou foi a de algo faltando, como se a trama estivesse confusa sem saber como terminar a história, deixando uma larga porta para uma continuação. Que aliás já está confirmada. 

Nota:  «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Pablo Santos disse...

Bacana. Ótimo comentário. Também senti a mesma coisa em relação ao filme. Seus comentários são ótimos. Você consegue passar a alma do filme para nós que somos fãs de cinema. :)