Pages

segunda-feira, 17 de junho de 2013

BEHIND THE CANDELABRA

Behind The Candelabra-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Steven Soderbergh

Sinopse: Esta cinebiografia do famoso pianista Liberace (Michael Douglas) mostra os cinco anos em que o artista namorou Scott Thorson (Matt Damon), em uma relação turbulenta que terminou com um longo processo judicial.


“Behind The Candelabra” narra os cinco anos em que o pianista e showman Wladziu Valentino Liberace (Michael Douglas) namorou com Scott Thorson (Matt Damon), numa relação que começou as mil maravilhas, mas terminou de maneira conturbada e problemática. 

Se o diretor Steven Soderbergh anunciou sua aposentadoria das telonas alegando que “Terapia de Risco” foi o seu último filme para o cinema, ao menos sua empreitada na televisão inicia-se com o pé direito com este “Behind The Candelabra”, produzido pela HBO. 


Nos trabalhos de Soderbergh é costumeiro existir uma tensão no ambiente e um aprofundamento obsessivo em relação a um assunto. “Sexo, Mentiras e Videotape” abordava a vida sexual. “Traffic” o mundo do tráfico de drogas. O mais recente “Terapia de Risco” entrava no universo da indústria farmacêutica. Aqui, em “Behind The Candelabra”, Soderbergh utiliza-se da personalidade difícil de Liberace para apresentar um mundo de poder e luxúria e a obsessão de um homem pelo prazer que possui em ter o mundo aos seus pés. 

Liberace foi um dos maiores pianistas e artistas mais bem pagos da história. Chegava a ganhar 5 milhões de dólares anualmente na época, montando um império que nenhum outro instrumentista até então havia conseguido. Para preservar sua carreira e imagem, Liberace nunca revelou ao mundo sua homossexualidade. Utilizava-se da imprensa inventando mentiras e possuía uma equipe de assessores que trabalhavam em seu favor para manter em segredo sua vida pessoal e escolhas. Mas mesmo assim, Liberace não deixava de ser extravagante e fazia questão de mostrar isso ao mundo. Gastava milhões com jóias, roupas, carros, móveis, quadros, mansões, plásticas e em manter sempre o seu envolvimento com homens, apresentando uma vida de sonhos no começo, para depois, quando a relação estiver desgastada, trocá-lo por outro. 


A mais conhecida e conturbada foi o seu relacionamento com Scott Thorson, que conheceu Liberace no camarim depois de um de seus shows, despertando o interesse do astro que começou a investir pesado no rapaz. “Behind The Candelabra” é muito mais do que um filme sobre “relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo”. Aliás, não vejo este como sendo o foco da obra. 

“Behind The Candelabra” é um filme sobre obsessão, poder e prazer. Soderbergh não busca ficar mostrando cenas de sexo, ainda que não economize nos beijos entre Michael Douglas e Matt Damon, mas retrata o vazio de um ser humano que se utiliza do seu poder para chantagear e prender aos seus pés outras pessoas. E desprovido de qualquer emoção, descartá-la quando não mais saciar os seus desejos. 


Michael Douglas está fenomenal como Liberace, encarnando os trejeitos e toda a excentricidade do pianista. Matt Damon faz uma de suas melhores interpretações da carreira na pele do namorado de Liberace, Scott Thorson. Damon começa o filme mostrando uma inocência e ingenuidade diante de Liberace e o seu mundo, e na medida em que vai se entregando a tudo aquilo, transforma-se numa figura autodestrutiva devido aos excessos e rejeição do parceiro. 

Não deixem de assistir ao filme por causa de preconceitos em relação à homossexualidade. “Behind The Candelabra” é um drama maduro que fala de algo onde a homossexualidade entra como mero detalhe. Com uma direção excelente de Steven Soderbergh e atuações soberbas de Michael Douglas e Matt Damon, o filme está recomendado!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: