Pages

segunda-feira, 10 de junho de 2013

DEPOIS DA TERRA

After Earth-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: M. Night Shyamalan

Sinopse: Há 1000 anos, um cataclismo tornou a Terra um lugar hostil e forçou os humanos a se abrigarem no planeta Nova Prime, morando em naves espaciais. Depois de uma missão, o general Cypher Raige (Will Smith) retorna à sua família e ao filho de treze anos de idade (Jaden Smith). Mas pouco tempo após seu retorno, uma chuva de asteroides faz com que a nave onde moram caia na Terra. Com o pai correndo risco de morte, o jovem adolescente deverá aprender sozinho a domar este planeta, encontrando água, comida e cuidando de seu pai.


A ideia apresentada por “Depois da Terra” não é ruim. Um cataclismo ocorrido devido às atividades do homem há mil anos tornou a Terra um lugar hostil e inabitável, forçando os seres humanos sobreviventes a morar no planeta Nova Prime. O general Cypher Raige (Will Smith), após voltar para sua família depois de uma missão, precisa realizar um último trabalho num planeta distante antes de se aposentar, e decide levar consigo o seu filho Kitai (Jaden Smith). Durante a viagem, uma chuva de meteoros atinge a nave obrigando a realização de um pouso forçado no planeta Terra. A nave é totalmente destruída e apenas o general Cypher e o seu filho Kitai sobrevivem. 

A ideia de um filme de sobrevivência envolvendo uma crítica ao comportamento dos seres humanos para com o planeta não é nova, mas se bem trabalhada é capaz de gerar um filme empolgante e interessante. Numa temporada de blockbusters é o mínimo que esperamos de “Depois da Terra”. Entretanto, o que prejudica seriamente a fita são as decisões tomadas em relação a sua história e à péssima construção desta.


Escrito pelo próprio diretor M. Night Shyamalan em conjunto com Gary Whitta, Stephen Gaghan e Mark Boal (estes dois últimos não creditados), a partir de uma ideia oferecida por Will Smith, “Depois da Terra” peca por deixar a ficção cientifica de lado e de não explorar a fundo o que levou a destruição do planeta Terra, deixando muita coisa mal explicada e solta. Se a Terra foi destruída pela ação do homem tornando-se um local inabitável, porque então temos inúmeros animais vivendo aqui e uma flora aparentemente intacta? Quando os personagens de Will Smith e Jaden Smith sofrem o acidente e caem no planeta, a Terra mostrada é pouco semelhante com aquela mencionada no inicio do filme. Nada parece ter sido destruído, e o que vemos é um local perfeitamente habitável para o ser humano. Afinal, se fosse impossível do homem viver aqui, seria pouco provável a existência de fauna e flora também. 

O lado ficção cientifica é extremamente pobre e pouco criativo. Morando em outros planetas e podendo viajar pelo espaço sem restrições, “Depois da Terra” quer mostrar evolução em mínimas coisas como em computadores que você pode dobrar e guardar, equipamentos médicos e alguns armamentos, mas tudo bem timidamente sem deixar grandes impressões do futuro. Há momentos que nem notamos que a história se passa a centenas de anos pra frente. 


Acusado por algumas pessoas de ser uma apologia à cientologia, tal assunto vai de cada um pra cada um. Particularmente, acho esse o menor dos problemas e um dos piores motivos para bombardear o longa, já que os seus reais defeitos são outros bem mais consideráveis e relevantes. 

Dirigido por M. Night Shyamalan, que fez “O Sexto Sentido” e “Corpo Fechado” e considerado anos antes como o próximo Hitchcock do cinema, Shyamalan vêm se mostrando totalmente o oposto disso, tendo dirigido obras detestáveis como “O Último Mestre do Ar”, “Sinais”, “A Dama na Água” e um dos piores filmes do cinema: “Fim dos Tempos”. Conduzindo com o mesmo entusiasmo de seus trabalhos anteriores, em “Depois da Terra” Shyamalan mostra não ter ritmo para a ação, perde-se nos momentos de combate criando lutas insossas e previsíveis, e ainda no suspense, que era dito ser o seu forte, consegue criar um dos melhores soníferos dos últimos anos. 


Will Smith pensa em fazer de "Depois da Terra" uma trilogia e assim garantir ao seu filho, Jaden Smith, os holofotes de Hollywood por mais tempo. Talvez até consiga, tendo um pai como ele por trás o caminho para novos projetos fica bem mais fácil. Mas acho Jaden pouco carismático e divertido, diferente do pai.

Considerado por muitos críticos como a grande decepção do “verão americano”, “Depois da Terra” é um conjunto de boas ideias mal executadas por um diretor cada vez mais decepcionante. Tudo bem que não chega a ter os ridículos estapafúrdios de “Sinais” e “Fim dos Tempos”, mas está longe de ser um bom filme. Sem dúvida, uma decepção!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: