Pages

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Especial Superman: SUPERMAN - O FILME

Superman - The Movie-EUA
Ano: 1978 - Dirigido por: Richard Donner

Sinopse: Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá credito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, não demonstra ter superpoderes. Mas quando uma situação inesperada põe em risco a vida de Lois Lane (Margot Kidder), uma colega de trabalho, ele obrigado a se revelar para o público, ficando conhecido popularmente como Superman. Descontente com o surgimento de um super-herói na cidade, Lex Luthor (Gene Hackman), um gênio do mal, o obriga a se desdobrar para evitar a morte de milhões de pessoas.


Superman foi o primeiro super-herói criado cuja estreia aconteceu na HQ “Action Comics nº 01” em 1938. O herói foi também o responsável por iniciar em Hollywood a onda de filmes baseados em HQs, abrindo caminho para outros heróis ganharem a telona posteriormente. 

“Superman – O Filme” foi lançado em 1978, dirigido por Richard Donner ("Máquina Mortífera" e "Os Gonnies") e estrelado por Christopher Reeve, em seu segundo trabalho para o cinema, o anterior foi o desconhecido “SOS Submarino Nuclear”. 


Ainda que eu não tenha vivido os anos 70 e não tenha passado pela experiência de ver o filme no cinema, “Superman – O Filme” possuía todas as ferramentas fundamentais para o seu êxito. O filme de Donner traz consigo a essência do heroísmo apresentando ao mundo, de uma maneira mais global através do cinema, o símbolo da esperança e paz, com um homem vindo de outro planeta, criado na Terra e que adere a causa de defendê-la contra tudo e contra todos. 

Com a Guerra do Vietnã encerrada, e após uma guerra mundial onde os Estados Unidos foi uma peça fundamental, Superman é o símbolo, obviamente, da soberania norte americana, entretanto, olhando mais além, é o herói que o mundo precisava naquele momento. E não vamos esquecer da Guerra Fria queda corria solta na época, aumentando ainda mais a tensão e a instabilidade de toda uma nação. 


O filme de Richard Donner foi o responsável por extrair de cada um a força da persistência, de que os sonhos não estavam perdidos e, que sim, o que o homem quer ele consegue. Inclusive voar. Com efeitos especiais que levaram o Oscar da categoria, Donner mostrou ao mundo que nada era impossível ao homem. E fez o mundo acreditar que o homem podia voar. 

Principalmente nesse período entre o surgimento do herói nos quadrinhos e sua ida ao cinema, o Superman é o símbolo do que é ser um verdadeiro herói. Honesto, dedicado e preocupado com as causas pelo bem da humanidade, ele é o filho que toda mãe orgulharia em ter. Aliás, a ligação entre o personagem e Deus sempre existiu, e com os anos foi crescendo ainda mais. Confesso que não sou um fã assíduo do personagem, mas não posso negar que ele é o herói mais humano e de caráter que o mundo já conheceu. E olha que nem daqui ele é! 


Estrelado por um ator até então pouco conhecido, Christopher Reeve, Reeve ganhou na loteria tornando-se um fenômeno mundial e se transformando na figura absoluta do herói. Com um carisma e um humor espontâneo que traziam maior profundidade e interesse ao personagem, Reeve mantinha também uma excelente química com Margot Kidder, interprete da repórter Louis Lane, a paixão de Clark Kent/Superman. E sem falar de Gene Hackman que reforça o elenco como o vilão Lex Luthor, se divertindo e muito no papel, e Marlon Brando como o pai biológico do herói, Jor-El. 

Hoje pode parecer datado e sem graça tanto este quanto as três continuações que tivemos com Christopher Reeve. Mas, mesmo assim, “Superman – O Filme” é uma obra equilibrada que transmite com fervor o espirito do heroísmo. E graças a Richard Donner e Christopher Reeve, tivemos, até hoje, o melhor filme baseado no mais velho super-herói do mundo. 

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

SEMANA QUE VÊM A CRÍTICA DE "SUPERMAN II - A AVENTURA CONTINUA"!

0 comentários: