Pages

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NoCinema: A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY

The Secret Life of Walter Mitty-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Kristen Wigg, Sean Penn

NOTA: ««««« 

Sinopse: Walter Mitty é o chefe do departamento de negativos de uma revista chamada "Life". Ele é um homem tímido, levando uma vida simples, perdido em seus sonhos. Quando um negativo desaparece, Walter é obrigado a embarcar em uma verdadeira aventura.


O final de "A Vida Secretra de Walter Mitt" é um tipo de final que deixa um sorriso no rosto. É bonito, sutil, leve e tem toda a emoção do momento bem construída. E já que no término de um filme o final é a parte que mais lembramos, por ser a última coisa que vimos, então, por um lado, temos que tomar cuidado e não nos deixar se enganar com "A Vida Secreta de Walter Mitt" e todos os seus problemas estruturais e principalmente em relação a jornada do nosso protagonista. 

Se perdendo sobre qual rumo deseja seguir, o filme dirigido e estrelado por Ben Stiller resume-se a belas paisagens e boas intenções. O roteiro de Steve Conrad é ambicioso focando nos devaneios do protagonista, que sem coragem para tomar certas atitudes se transporta para um mundo paralelo criado por sua imaginação onde lá é capaz de ser o homem que no mundo real não consegue. 


Stiller aproveita tal deixa e cria momentos curiosos e bem dirigidos, no entanto, tais momentos nada dizem em relação ao protagonista e com o desenrolar da história começam a ser raramente usados e por fim logo esquecidos. A ideia de apresentar um personagem que se exclui em um mundo criado por sua imaginação por não conseguir se mostrar como deveria possui todo o potencial para criar uma história de amadurecimento e aprendizado, que, se talvez nas mãos de um Spike Jonze se tornaria algo bem mais arrebatador e surpreendente. O que o roteiro de Steve Conrad faz é unicamente usar tal artifício para criar cenas engraçadinhas que nada acrescentam a história soando vazias e descartáveis. 

O interesse romântico de Walter Mitt também é outro fator pouco convincente da história. Conrad cria um arco dramático entre os dois personagens e em dado momento deixa isso de lado e só volta a desenvolver nos instantes finais. Tudo para o personagem de Ben Stiller partir numa viagem rumo a Groêlândia para achar um fotografo e conseguir com ele uma foto para a capa da última edição impressa da revista onde trabalha. O problema é que a motivação é tão desinteressante que pouco torcemos por Walter e muito menos para que ache a tal foto. Primeiro: porque não soa como uma motivação plausível a ponto de fazer o personagem se deslocar para tão longe e viver uma viagem de descoberta. E segundo: o personagem de Stiller é tão engessado ao longo do filme que ao término parece que continua do mesmo jeito. 


Walter luta com um tubarão, pula de um helicóptero, foge de uma erupção vulcânica e sobe uma montanha tomada pelo gelo. A caminhada é grande, a paisagem é linda, a trilha sonora é motivacional e arrepia os cabelos do corpo, mas "A Vida Secreta de Walter Mitt" se mostra muito aquém do que poderia ter sido. Nada do que foi citado acima é de fato um momento memorável e extasiante da história, e todos eles, repito, são motivados pela vontade do personagem de encontrar uma fotografia! Toda a relação com o interesse dele pela colega de trabalho é posto a deriva para se resolver rapidamente nos instantes finais de uma maneira convencional e clichê. Ainda que tenha sido construída, como disse no inicio do texto, de um jeito encantador. Ver o personagem de Stiller correr com frases motivacionais sendo mostradas ao longo do cenário 

Tentando ter uma profundidade que nunca consegue alcançar, o longa é um produto cheio de pretensões e uma produção que faz brilhar os nossos olhos, mas deixa de lado o mais importante: os seus personagens! No fim de tudo, "A Vida Secreta de Walter Mitt" se mostra um filme convencional e nada surpreendente, e que perde a oportunidade de criar uma obra arrebatadora.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: