Pages

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

OS AMANTES PASSAGEIROS

Los Amantes Pasajeros-ESPANHA
Ano: 2013 - Dirigido por: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara, Lola Dueñas, Paz Vega

NOTA: ««««« 

Sinopse: Um avião da companhia aérea Península enfrenta problemas durante um voo para o México, já que um dos trens de pouso não está mais funcionando. Com isso o comandante da aeronave (Antonio de la Torre) é obrigado a voar em círculos, à espera de algum aeroporto que tenha condições para que possam fazer um pouso de emergência em solo espanhol. Durante este período todos os passageiros e as aeromoças da classe econômica são dopados, para evitar que haja pânico generalizado. Os únicos acordados são os comissários de bordo e os passageiros da classe executiva, que, percebendo que correm sério risco de morrerem, decidem abrir o jogo sobre segredos de suas vidas pessoais.


Sou um grande admirador do trabalho de Pedro Almodóvar que considero um dos mais originais e eficientes cineastas em atividade atualmente. Eficiente na comédia com “Mulheres A Beira de Um Ataque de Nervos”, ou no drama com “Carne Trêmula” e “Fale Com Ela”, estes são apenas alguns exemplos de filmes incríveis e memoráveis desse diretor espanhol. 

Neste ano Almodóvar retorna a comédia com este “Os Amantes Passageiros”. Seu estilo, seu tom e características são notáveis e presentes ao longo de todo o filme, assim como o leve contexto social e político de fundo que serve de base para o diretor desenvolver seus personagens. 


A história se passa totalmente dentro de um avião que está voando sem rumo após os pilotos descobrirem um problema na aeronave que requer um pouso imediato. Como os aeroportos próximos estão impossíveis de receber o avião, o jeito é aguardar respostas da base. 

O problema que senti neste “Os Amantes Passageiros”, mesmo possuindo as características que fizeram do cinema de Almodóvar um cinema singular, é que o filme enrola e não apresenta um real objetivo. Nunca chega a lugar algum e fala muito sobre nada. Os objetivos e tramas de cada personagem são pouco explorados e no fim, não conseguimos sentir nada em relação à história de cada um deles. 


Um filme feito para Almodóvar se distrair e brincar de diretor. Pois dentro do seu histórico “Os Amantes Passageiros” é um dos mais fracos filmes de sua carreira.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: