Pages

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O SONHO DE WADJDA

Wadjda-ARÁBIA SAUDITA
Ano: 2012 - Dirigido por: Haifaa Al-Mansour
Elenco: Waad Mohammed, Reem Abdullah, Ahd.

NOTA: ««««« 

Sinopse: Wadjda é uma menina de 12 anos que mora no subúrbio de Riade, capital da Arábia Saudita. Embora ela viva em uma cultura conservadora, Wadjda é uma garota cheia de vida, que usa calça jeans, tênis, escuta rock'n roll e deseja apenas uma coisa: comprar uma bicicleta e disputar uma corrida com seu melhor amigo Abdallah. Mas em uma sociedade que diz que as bicicletas são apenas para os meninos porque podem ser perigosas para a virtude das meninas, ela enfrentará muitas dificuldades para realizar seu sonho.


História de uma menina árabe que mora na capital de Riade, na Arábia Saudita, e que sonha em ganhar uma bicicleta para poder competir com o seu amigo Abdallah. Dentro de uma cultura conservadora, a garota Wadjda é uma menina cheia de vida, anda de tênis, corre, pula, usa calça Jens, ouve rock n´roll e representa claramente o desejo de liberdade de um povo enjaulado dentro de uma política rígida e machista. 

Dirigido por Haifaa Al-Mansour, primeira cineasta mulher da Arábia Saudita, nada melhor do que estrear em um filme cujo tema é justamente um grito de liberdade em favor das mulheres de todo o oriente médio, que sofrem inúmeras proibições culturais e são vistas como meros objetivos nas mãos dos homens. O foco de Haifaa em querer destacar com veemência essa característica da protagonista é o frescor de “O Sonho de Wadjda”, que traz, de maneira simples e delicada, essa questão referente às mulheres. E sem falar do falso moralismo cultural presente em muitas delas, a exemplo da diretora do colégio de Wadjda, uma mulher rigorosa com as alunas em relação às regras, mas que está longe de ser uma perfeita seguidora das mesmas, e que no fundo, também tipifica a mulher que almeja sua liberdade na sociedade. 


Com uma trama simples usada para passar uma mensagem de liberdade e quebra de tabus, “O Sonho de Wadjda” é um filme delicioso e encantador. Um filme símbolo de persistência e determinação e, sim, um filme que representa o sonho de milhares de mulheres árabes. Vale a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: