Pages

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

ERNEST E CÉLESTINE, AINDA ADORÁVEIS e A BUSCA

ERNEST E CÉLESTINE
Ernest et Célestine-2012
Dirigido por: Benjamin Renner, Stéphanie Aubier e Vincent Patar


Sinopse: A história conta a relação de amizade entre uma ratinha rebelde chamada Celestine, que se prepara para ser dentista mas gostaria de se tornar uma artista, e o urso Ernest, que vive como poeta de rua. Mas ratos e ursos não aceitam a amizade da dupla, o que os coloca diante de um tribunal. 


NOTA: ««««« 



Animação francesa inspirada nas criações da ilustradora belga Gabrielle Vincent, “Ernest & Celéstine” é uma baita surpresa este ano. O filme segue num ritmo harmônico para retratar a amizade improvável entre um urso chamado Ernest e uma ratinha chamada Celéstine, numa sociedade onde as duas espécies não convivem em harmonia. 

O filme é sutil em suas abordagens, mas fala com muita sinceridade contra o racismo e preconceito. A imagem dos ursos e ratos é um claro retrato da nossa própria sociedade, e os diretores Benjamin Renner, Stéphane Aubier e Vincent Patar criam uma obra inesquecível, divertida e envolvente, com dois protagonistas cuja ótima química excede em cena. Recomendado!

AINDA ADORÁVEIS
Lovely, Still-2008
Dirigido por: Nicholas  Fackler

Sinopse: Robert Malone (Martin Landau) é um senhor que já passa dos 80 anos. Ele vive sozinho e trabalha no supermercado local. Tudo muda quando uma nova vizinha passa a morar na casa da frente. De repente, Robert não está mais sozinho, mas sim na companhia da adorável Mary (Ellen Burstyn). Como um milagre de Natal, Robert e Mary, que já se aproximam do final de suas vidas, se encontram e vivem um amor juvenil, sem inseguranças e jogos de sedução. Como se um relacionamento fosse simples. Mas não é e é exatamente isso que descobrimos na medida em que o filme avança.

NOTA: ««««« 


Filme de 2008 que só tive o prazer de assisti-lo este ano, “Ainda Adoráveis” é um desses excelentes exemplos de filmes protagonizados por atores idosos. Emocionante, com uma bela e surpreendente resolução, “Ainda Adoráveis” nos traz uma bela prova de amor entre duas pessoas na terceira idade e impressiona pela ótima atuação de Martin Landau. Um filme que poucas pessoas viram e por isso vale a pena correr atrás.

A BUSCA
nacional-2013
Dirigido por: Luciano Moura

Sinopse: Theo Gadelha (Wagner Moura) é um médico, casado com a também médica Branca (Mariana Lima), pai do adolescente Pedro (Brás Antunes) e filho de um pai ausente (Lima Duarte). Sua mulher pede a separação, seu filho rejeita sua orientação e a casa que construiu para a família vai ser posta à venda. Aos poucos, Theo constata que seu mundo está desabando. Mas nada se compara ao que está por vir: no fim de semana em que completaria 15 anos, seu filho Pedro some de casa. Theo pega a estrada em busca do filho. A viagem Brasil adentro vira um caminho de autoconhecimento, um percurso para transformações e descobertas.

NOTA: ««««« 


A Busca” nos traz a história de um pai que, após seu filho fugir de casa, parte no seu encalço para encontrar o garoto. Uma plot um tanto quanto clichê e já vista não sei quantas vezes no cinema. Mas há casos que não interessa se a história é comum ou não, mas sim, a jornada em si. “A Busca” é sustentado principalmente pelo talento de Wagner Moura, e com uma direção precisa de Luciano Moura, que não deixa o tom cair no novelesco, “A Busca” é um obra eficiente cuja jornada vale a pena conferir.

Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: