Pages

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AS AVENTURAS DE TADEO

Las Aventuras de Tadeo Jones-ESPANHA
Ano: 2012 - Dirigido por: Enrique Gato

Sinopse: Tadeo (Óscar Barberán) é um trabalhador simples, mas de espírito aventureiro e sonhador, que vive em Chicago. Um dia, ele é confundido com um arqueólogo bastante conhecido e, por causa disto, é enviado para uma expedição no Peru. Lá ele precisa enfrentar uma organização criminosa que, especializada em roubar tesouros, deseja agora saquear uma mítica cidade inca que acaba de ser descoberta. Para impedir que isto aconteça, Tadeo conta com a ajuda de seu fiel cachorro Jeff, a professora de arqueologia Sara (Michelle Jenner) e o guia Freddy (José Mota).


Confesso que estava com preconceito para com este “As Aventuras de Tadeo”. Acho que ficamos sempre assim quando temos uma animação de estúdio não famoso e um visual daqueles inferiores se comparado com o realismo e excelência técnica que estúdios como Pixar, Dreamworks, Disney e dentre outros nos acostumaram. Mas resolvi dá uma chance e surpreendentemente o filme se saiu acima da média, sendo simples e bem divertido. 


O filme é uma animação espanhola dirigida por Enrique Gato que nitidamente busca inspiração e em homenagear o grande ícone do cinema de aventura, Indiana Jones (só a roupa do protagonista e o seu chapéu falam tudo!). Partindo desse ponto, o ritmo é incessante lembrando e muito os filmes do icônico arqueólogo. E Gato não deixa a peteca cair mantendo sempre o tom e o espírito de aventura presentes na história. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora inspiradíssima na de John Williams nos longas do já citado Indiana Jones, tornando assim, a experiência ainda mais envolvente. 

Mas claro, “As Aventuras de Tadeo” sofre de uma boa estrutura narrativa. Tudo que se compensa com o ritmo e a ação perdem-se no aprofundamento dos personagens (nenhum aqui é interessante nem mesmo o protagonista) e em buscar uma história com resoluções mais criativas e menos bobas. Sem falar na insistência de em todo momento realizar piadinhas que raramente conseguem ser engraçadas. 


Entretanto, o filme, como já falei, compensa com um ritmo frenético conseguindo passar a empolgação de se viver uma aventura. Principalmente uma a lá Indiana Jones. Ainda que nada memorável, os 90 minutos são gratificantes. Um filme simples que proporciona nada mais que um bom entretenimento.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: