Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COLEGAS

Colegas -BRASIL
Ano: 2013 - Dirigido por: Marcelo Galvão

Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.


Não tem como não se divertir com “Colegas”, tanto por sua simplicidade quanto pelo carisma e espontaneidade dos protagonistas que possuem síndrome de Down. Com um trabalho de marketing fortíssimo, envolvendo até a realização do sonho de Ariel Goldenberg em trazer para o Brasil o seu ator preferido Sean Penn para ver o filme, “Colegas” é de fato um filme feito por colegas, para colegas e com todo o carinho e amor do mundo. 

O elenco é o grande destaque sem dúvida. Não me lembro de outro filme cujos protagonistas fossem especiais, de verdade não atuação. E isso aumenta ainda mais nosso carinho pela fita e em ver a felicidade e o entusiasmo de Ariel Goldenberg, Rita Pook e Breno Viola em estar ali participando de uma produção cinematográfica. 


Minha única ressalva fica justamente na história. Não que o resultado final tenha sido ruim, pois “Colegas” diverte e muito. O problema é o pouco aprofundamento nas motivações de cada personagem e no drama de cada um. Daí um ponto que me decepcionou. A preocupação em colocar os atores em momentos engraçados devido à doença é bacana e bonitinho, porém, a trama em si deixa a desejar, pois soa arrastada em muitos momentos e sem nada o que fazer. 

O diretor Marcelo Galvão coloca uma trama policial de fundo, realiza inúmeras homenagens a filmes clássicos do cinema incluindo “Psicose”, “Thelma e Louise” e “007”, já que os personagens amam cinema e por isso decidem fugir do Instituto onde viviam para viver uma aventura cinematográfica. Mas faltou mais nuances nos sonhos, nas situações, no drama. Faltou mais “Forrest Gump” ou “Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas”, algo mais impactante, envolvente, algo que nos pusesse com mais emoção no mundo único daqueles personagens que possuem uma visão totalmente diferente e inocente das coisas. O drama é superficial e barato e o que vale no final é o carisma dos atores, e só. Principalmente Lima Duarte, que narra o filme magistralmente. 


Portanto, esperava mais emoção deste “Colegas”. Mas o filme diverte e agrada proporcionando momentos de um humor puro, simples e cativante.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: